Comerciários de Contagem participam de Corrida e Caminhada dos Trabalhadores

05/09/2016

Um dia ensolarado, com temperatura ao redor de 25 graus, foi o pano de fundo da III Corrida e Caminhada dos Trabalhadores, promovida pelo Sindicato dos Comerciários de Contagem (Sintracc), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e voltado para a categoria, mas aberto para atletas e público em geral.

Incluído no calendário oficial de Contagem, “o evento estimula a interação, troca de experiências e promove encontros”, como disse Ronaldo Gualberto, presidente do Sintracc, que é corredor praticante. Satisfeito com a afirmação da II Corrida e Caminha, o sindicalista confirmou a realização da quarta edição, que tem a marca da parceria com a Guana Trainer, Arena Eventos e M9 Esportes. Gualberto recepcionou o prefeito Carlin Moura, um dos maiores parceiros da promoção do Sintracc.

Desde as 7h, o espaço do Sambódromo foi ocupado por pessoas de todas idades, que ficaram concentrados até às 7h55, momento da largada. Atletas, profissionais e amadores percorreram 5km e 10km, na corrida, e 3km, na caminhada, em percurso restrito à Avenida Francisco Firmo de Matos. Os primeiros colocados de cada modalidade

QUALIDADE ENTRE OS COMPETIDORES

Raquel Carvalho de Oliveira, auxiliar de loja, foi a primeira colocada na categoria 10km para Comerciários. Ano passado, a comerciária venceu a categoria de 5km. “A gente que trabalha no comércio sabe que tudo é difícil, mas um evento como esse serve de incentivo para praticar o esporte”, afirmou a Bicampeã da categoria Comerciários/Feminino.

Josiane Aparecida de Lima, 24 anos de idade, e auxiliar administrativa celebrou o terceiro lugar na primeira corrida em que participou, definindo o momento como “sensação inexplicável” e recomendando a participação em eventos dessa natureza. Aluna da faculdade de Educação Física, a corredora relatou o processo que a fez perder 24 quilos e vencer o sedentarismo:

“A atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis fizeram de mim outra pessoa, pois é o corpo é o mais precioso e merece todos os cuidados, para chegarmos aos 80, no mesmo pique”, assinalou Josiane.

VALIDADE DOS GRUPOS DE CORREDORES

Carlos Cassiano, secretário-geral do Sindicato dos Químicos, Plásticos e Farmacêuticos de Belo Horizonte e Região (SindLuta) e presidente da Federação Mineira dos Químicos, Plásticos, Farmacêuticos e Trabalhadores nas Indústrias de Fertilizantes (Femquifert), lidera os Runners SindLuta, grupo que existe há cinco anos e já participa pela segunda vez da III Corrida e Caminhada. Os integrantes do Runners SindLuta revezam presenças em eventos e tem incorporado novos componentes.

O sindicalista exaltou a realização do evento, na medida em que estimula a prática de esportes e desperta o espírito esportivo, como ocorreu na origem da criação do grupo, quando ele começo a correr e percebeu que a vontade de praticar esporte estava presente em pessoas com quem convivia. Para Cassiano, “correr é ter saúde e praticar esporte é estar de bem com a vida”.

UMA CAMPEÃ NO CIRCUITO COMERCIÁRIO

O apelo da III Corrida e Caminhada é notado na vitória de Larissa Marcelle Moreira Quintão, de Itabira, atleta da HF Treinamento Esportivo, primeira colocada na modalidade 10Km/Feminino. Com 29 anos de idade, Larissa corre desde os cinco e foi vencedora nas três edições do evento. Nas duas primeiras edições, disputou os 5km e foi a primeira colocada. Agora, correu 10km e ficou em primeiro, novamente.

A campeã considera válidas tais competições e sempre pede a presença da família nas competições. Ela é professora e arruma tempo para treinar, correr e lecionar. “Vale muito a pena!”, exclama a corredora vitoriosa.

Almir Antônio da Silva, diretor do Sintracc, falou com a reportagem no espaço seguinte à linha de chegada e manifestou a satisfação de ter participado das três realizações. Ele elogiou o sindicato por motivar as pessoas a adotar bons hábitos e acredita que o evento veio para ficar.

Categorizado em: Geral, UGT - Minas Gerais,