UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT denuncia prática anti-sindical em seminário dedicado ao diálogo social na construção civil


26/08/2016

A promoção do Seminário de Valorização do Trabalho e Vida, pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), em 23/08, cumpriu o papel de reunir lideranças do segmento para buscar soluções para diminuir os riscos de vida no setor da construção. A expressão do encontro, já na quinta edição, e o tema “Diálogo Social na Construção Civil” mobilizou personalidades e entidades, como a União Geral dos Trabalhadores (UGT), presente nas figuras do presidente nacional, Ricardo Patah; do secretário nacional de Relações Institucionais, Miguel Salaberry Filho, e do presidente estadual da entidade, Paulo Barch.

 

A questão das “Práticas Antissindicais no Brasil e no Mundo” foi abordada por Ricardo Patah, que apresentou casos identificados nas multinacionais Wallmart, Nissan e Mcdonalds. Patah acusou tais empresas de praticar o cerceamento à atividade sindical e fez reservas à intensão do governo provisório, de Michel Temer, de preparar reforma trabalhista contrária aos interesses do sindicalismo.

 

O líder ugetista apontou a existência da prática anti-sindical quando as empresas pressionam contra a sindicalização do trabalhador, ressalvando que, não fosse a luta diária dos sindicatos, os direitos trabalhistas já teriam sido extintos.

 

Salaberry aproveitou para reiterar denúncia que vem fazendo contra o Grêmio Foot-Ball Portoalegrense, que tem perseguido e demitido dirigentes sindicais, eleitos com estabilidade para defender os empregados. O secretário nacional da UGT, que preside o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do RS, destacou a determinação da classe em levar a questão até a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em caso inédito nas relações trabalhistas no Brasil.

 

O sindicalista também defendeu a necessidade da efetivar as normas regulamentadoras, visto que elas foram criadas para valorizar o trabalho e a vida. Para Salaberry, a atuação da fiscalização deve ser diária nos canteiros de obra, para garantir o cumprimento das regras e ambientes de trabalho sadios.

 

Iniciativa do STICC, o seminário é feito em parceria com a UGT, Sinditest, Fundacentro, Fetracoma e Ministério do Trabalho, reforçando o esforço diuturno do sindicato em combater o risco de vida nas obras, conforme ressalta Gelson Santana, presidente da entidade.

 


Categorizado em: Geral, UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.