UGT defende a livre circulação de trabalhadores no Mercosul

30/06/2008

O companheiro Valdir Vicente de Barros, secretário de Políticas Sociais da UGT e fundador da CCSCS - Coordenadoria das Centrais Sindicais do Cone Sul, e a companheira Eleuza de Cássia Bufelli Macari, secretária Adjunta de Relações Internacionais da UGT e coordenadora da Comissão de Mulheres da CCSCS, participaram da Cumbre Social Que Mercosul Queremos? As propostas da sociedade civil", realizada em Tucumán/Argentina, em 28 e 29 de junho de 2008.

Em seu pronunciamento, o companheiro Valdir afirmou ser imprescindível que os países membros do bloco eliminem os protocolos de residência para permitir a livre circulação dos trabalhadores e trabalhadoras nas fronteiras. "Não teria que haver alfândegas nem passaportes. Deve-se eliminar as limitações para ir de um país a outro. Sem isso não há verdadeira integração", afirmou.

O companheiro Valdir sustenta que a abertura das fronteiras permitirá que os trabalhadores e trabalhadoras possam ser contratados nos diferentes países e que possam trabalhar onde existam melhores ofertas.

Em sua intervenção, a companheira Cássia assegurou que o tráfico de mulheres e crianças ocorre em todas as regiões da América do Sul. "É um resultado dos processos neoliberais que se implementarão no continente durante a década de 90. Se anularam as possibilidades de progresso por meio do trabalho. É um tema fundamental que ataca diretamente os direitos humanos e que se combate com diálogo e compromissos da sociedade e do Estado", afirmou a companheira Cássia.

Participaram também da abertura e das discussões da Cumbre Social, o subsecretário de integração econômica Latino Americana e do Mercosul, Eduardo Sigal
o secretário de Relações Internacionais de Tucumán, José Vitar
o coordenador do Conselho Consultivo da Sociedade Civil, Oscar Laborde
a secretária da Confederação de Profissionais de Latino América, Miryam Sorbán. "