Sindicatos filiados à UGT querem horários para caminhões circularem

04/07/2008

A ampliação das exceções da nova ZMRC (Zona Máxima se Restrição de Circulação) foi apresentada ao secretário municipal Alexandre de Moraes, dos Transportes, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Carga Própria de São Paulo e Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Durante reunião na SMT realizada na quarta-feira(2), o secretário recebeu as propostas dos presidente Almir Macedo Pereira e Ricardo Patah, respectivamente de Carga Própria e Comerciários, ambos filiados à UGT(União Geral dos Trabalhadores). Pela nova lei, o transporte de terra e areia em caçambas só pode ocorrer entre 10h e 16h. Queremos que seja das 5h às 16h, como o transporte de concreto, pois os dois segmentos trabalham juntos", justificou Almir.

O sindicalista propõe ainda que o transporte de materiais de construções possa ser feito por caminhões toco, que tem 1,50m a mais que os VUCs (Veículos Urbanos de Cargas) e capacidade até sete toneladas. "Esses caminhões carregam o equivalente à carga de três VUCs e poderiam resolver o problema do segmento", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Carga Própria de São Paulo. Patah, que também preside a UGT, lembra que a circulação dos VUCs poderá vir a ser somente durante a madrugada, a partir de novembro, conforme prevê decreto, mas alerta que "o decreto atinge em cheio pequenos e médios comerciantes, que não podem fazer grandes investimentos para se adequar como as grandes redes. Isso vai gerar desemprego"."