Fundação Vale lança projeto social inovador no país em parceria com a UGT

10/11/2008

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) é parceira da Fundação Vale numa ação inovadora de combate a prostituição de jovens e adolescentes. O lançamento da Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico, em Tucumã(PA) onde a Vale desenvolve o projeto de níquel, da Mina da Onça Puma, contou com a participação do presidente estadual da UGT, do Pará, José Francisco e outros dirigentes.

A Estação irá desempenhar o papel de agente articulador de redes sociais para o desenvolvimento local, com gestão compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade. O público-alvo serão jovens entre sete e 19 anos, serão atendidos com programas nas áreas de esportes, cultura e educação profissional, atendendo suas potencialidades físicas, emocionais e intelectuais. A unidade de Tucumã é a primeira de uma série de 31 núcleos a serem construídos até 2010 nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Pará, beneficiando 31 mil crianças e adolescentes.

A primeira Estação Conhecimento, em Tucumã, está localizada em uma área de 30 mil metros quadrados, com campo de futebol, quadra poliesportiva, pistas de corrida e de salto, piscinas semi-olímpica e de aquecimento e um complexo educacional, com oito salas. Neste primeiro momento, serão oferecidas atividades esportivas e cursos profissionalizantes para cerca de mil alunos.

Na área de esportes, haverá aulas de natação, judô, atletismo e futebol, dentro do Brasil Vale Ouro, considerado um dos principais programas da Estação e que tem como objetivo preparar futuros atletas olímpicos. Apenas para o atletismo, foram selecionados 200 jovens, que já começaram a treinar na pista de Tucumã.

De acordo com o programa, os jovens que conseguirem índices nacionais serão transferidos para centros regionais de treinamento e, de lá, caso obtenham índices internacionais, para um centro nacional a ser construído no Rio de Janeiro. Os atletas terão apoio financeiro da Fundação Vale e acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e assistentes sociais - tudo para garantir o desenvolvimento humano do jovem na sua formação esportiva.

A educação profissional, outro programa da Estação Conhecimento, tem como princípio atender as demandas das comunidades locais. No caso de Tucumã, serão oferecidos cursos nas áreas de saúde (técnico de enfermagem), hotelaria (recepcionista e camareira), informática, construção civil (pedreiro, eletricista, auxiliar de carpintaria e pintor) e serviços (atendimento ao público e garçom). A capacidade inicial é de até mil alunos na área de qualificação profissional e de 80 alunos para o curso técnico de enfermagem.

O compromisso social da Vale está refletido nos investimentos previstos: Até 2012, a Vale investirá US$ 59 bilhões em todo o mundo, sendo que 77% desse valor serão destinados a projetos no Brasil e 23% no exterior. O Pará receberá investimentos de US$ 20 bilhões, cerca de 34% do valor anunciado para investimento em todo o mundo. Dos 62 mil empregos que a Vale irá criar em todos os países em que atua até 2012, 35 mil (mais de 56%) estarão no Pará. Entre 2008 e 2012, a empresa planeja investir US$ 1,4 bilhão em projetos sociais nas regiões em que está presente. Até o fim de 2008, a Vale vai aplicar US$ 98 milhões em ações de responsabilidade social no Pará.