São Paulo recebe o VII Fórum Social Mundial das Migrações

05/07/2016

Entre os dias  7 e 10 de julho a cidade de São Paulo será a sede do  Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM). O evento que este ano entra em sua sétima edição tem apoio da União Geral dos Trabalhadores e tem como lema: “Migrantes: construindo alternativas frente à desordem e à crise global do capital”.

Organizado por entidades da sociedade civil, o evento busca compartilhar experiências e debates sobre o contexto migratório atual, com o fim de propor ações concretas para melhorar as condições de vida dos migrantes e refugiados em âmbito nacional e internacional. O FSMM já foi realizado na Espanha (2006 e 2008), Equador (2010), Filipinas (2012) e na África do Sul (2014). Esta será a segunda vez do Fórum no Brasil. O país já tinha sido palco da primeira edição, em 2005, em Porto Alegre.

Uma concentração no vão livre do Masp, na próxima quinta-feira, dia 7, marca o início das atividades do Fórum, que serão realizadas na sede da Faculdade Zumbi dos Palmares, na avenida Santos Dumont, próximo ao metrô Armênia. No local estão previstas a realização de palestras, debates que versam sobre os seguintes temas: a crise do sistema capitalista e as consequências para as migrações; resistências e alternativas desde os sujeitos migrantes; direitos humanos, moradia, trabalho decente, participação política e movimentos sociais; e migração e os direitos da natureza, clima e disputas entre norte e sul global. Também serão realizadas no local  diversas manifestações culturais.

Confira toda programação do evento no site: www.fsmm2016.org