UGT critica aumento da taxa de juros

08/06/2008

O aumento da taxa básica de juros é um claro boicote aos esforços do governo e da sociedade de promover o desenvolvimento do País, a geração de emprego e a distribuição de renda". Essa é a posição da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e de outras três centrais sindicais que assinaram nota conjunta com críticas a decisão do Banco Central de elevar novamente a taxa básica de juros em meio ponto percentual. Com a mudança, a taxa Selic passou para 12,25% ao ano.

Para Ricardo Patah, presidente da UGT , as entidades sustentam que usar o aumento da inflação para aumentar a taxa básica de juros é um argumento que já caiu por terra. A nota oficial das quatro centrais sindicais diz que "A pressão inflacionária gerada sobre os alimentos não foi causada pelo crescimento ou aumento da demanda interna, mas sim pela especulação mundial com as commodities". Além da UGT assinam o documento os presidentes da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Força Sindical e a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)."