Trabalho Infantil é tema da Comissão de Normas da 105ªConferência da OIT

03/06/2016

Na quarta-feira (01/06), a Comissão de Aplicação de Normas da 105ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, debateu os casos relativos a Madagascar (Convenção 182 - Trabalho Infantil), Nigéria (Convenção 138 - Idade mínima para o trabalho); e, Filipinas (Convenção 87 Liberdade Sindical). É importante destacar que nesta edição da conferência o tema destaque é a Abolição do Trabalho Escravo.

Todos os governos apresentaram explicações/defesas e porta-vozes dos empregadores e trabalhadores também fizeram considerações. Os integrantes da Comissão de Normas – entre eles o presidente da CONTEC e diretor de Relações Internacionais da UGT Brasil, Lourenço Prado – submeterá as matérias ao Plenário da sobredita Comissão no dia 06.06.2016.

Na quinta-feira, dia 2, teve início a análise do caso relativo ao Turquemenistão (Convenção 105 Trabalho escravo) e, em seguida:  Bela Rússia (Convenção 29), El Salvador (Convenção 87) e Equador (Convenção 98).

Na sexta(03/06), a ISP Internacional do Setor Público organizou uma caminhada pelas ruas de Genebra, em defesa da Justiça Social.

Fonte: CONTEC