UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

O que vem a ser a Base Nacional Comum Curricular


28/03/2016

Em entrevista a UGT/Feteesc, a professora  Marilú Angela Campagner May, fala sobre a Base Nacional Comum Curricular

 

Mestre em Geografia pela UFSC; Doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC; Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Presidente do SINPROGEO e Representante da UGT / FETEESC no Comitê Estadual do BNCC.

 

 

 

UGT / FETEESC - O que é BNCC? 

Profª. Marilú - A (BNCC) é um instrumento de gestão pedagógica, onde todos os estudantes terão o direito de acesso e apropriação aos conhecimentos essenciais durante sua trajetória na Educação Básica, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Salienta-se, a importância dos sistemas educacionais, escolas, professores, famílias na participação e acompanhamento na vida escolar de seus filhos.

Com a BNCC, ficará claro quais são os elementos fundamentais a serem ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas. Ainda, a Diversidade é necessária para perceber as particularidades no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 

UGT / FETEESC – Quem participa da Comissão em Santa Catarina?

Profª. Marilú - A Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED com todas as suas Gerências, a UNDIME através dos Municípios, Secretários de Educação Municipais. Ainda, compõem a comissão as universidades públicas, entidades da sociedade civil organizada e, entre as quais destaco a UGT / FETEESC, no Grupo Executivo. 

 

UGT / FETEESC – O que você pode nos adiantar sobre a produção catarinense de sugestões à 1º versão do BNCC?

Profª. Marilú - Entre as atividades a serem efetuadas está a organização do Seminário BNCC. Esta será uma ação para a Formação dos Atores Estaduais, Municipais e locais. E, terá representantes da SED e UMDIME. Santa Catarina produziu um documento onde as peculiaridades regionais, temas transversais e a inclusão foram destaques. 

 

 

UGT / FETEESC – E os Municípios estão contribuindo?

Profª. Marilú - Sim através das Secretarias Municipais da Educação e da UNDIME. As ações estão sob a responsabilidade dos Secretários Municipais apoiados nos profissionais da educação.

 

UGT / FETEESC – Quais as próximas etapas?

Profª. Marilú - Contribuições na página: “www.basenacionalcomum.mec.gov.br”. Mobilização das escolas, organização e indivíduos, pelas Gerências Regionais de Educação e nos Municípios pela UNDIME juntamente com a Comissão Regional. Em, 15 de Abril será a data prevista para a disponibilização da 2ª versão do documento preliminar da BNCC no portal “www.basenacionalcomum.mec.gov.br”. O documento em segunda versão terá como estrutura as etapas da Educação Básica nas quais estarão inseridas as áreas de conhecimentos. As contribuições serão realizadas após 15 de maio, feitas por destaques. O MEC fará modificações na segunda versão da BNCC, de acordo com o documento/considerações do CONSED (com ênfase no Ensino Médio).

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.