UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-PARANÁ comemora o Dia Internacional da Mulher


09/03/2016

Uma grande festa com atendimento à saúde, orientações de cidadania, atrações artísticas, feira de serviços e de esclarecimentos sobre a questão de gênero, marcaram o  Dia Internacional da Mulher, em Curitiba (PR), na terça-feira, 8 de março.

A UGT-PARANÁ foi uma das apoiadoras do evento, organizado pelo Instituto Humsol e com apoio do governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, gabinete da Vice-Governadoria,  Polícia Militar, Polícia Civil, e outros órgãos públicos, ONG´s e diversas entidades filiadas à UGT.

Durante todo dia, na tradicional “Boca Maldita”, centro de Curitiba,  mais de  12 mil mulheres participaram das atividades e dos  serviços ofertados gratuitamente.

A presidente do Instituto Humsol, de apoio às mulheres com câncer, Tânia Mary Gomez, comemorou o sucesso do evento e agradeceu a participação efetiva da UGT-PARANÁ, e em especial da vice-governadora, Cida Borghetti: “quero agradecer ao empenho da UGT-PARANÁ, ao presidente Paulo Rossi que não mediu esforços para a realização dessa grande festa das mulheres; agradeço em especial a vice-governadora, Cida Borghetti, uma mulher que sempre abraçou o trabalho do Instituto Humsol, e sensível  às dificuldades das mulheres com câncer”.

Por sua vez o presidente da UGT-PARANÁ , Paulo Rossi, lembrou que a central, ao preconizar o sindicalismo cidadão, ético e inovador,  sempre incorporou  a luta das mulheres pela equidade de gênero: “lutamos pela igualdade salarial entre mulheres e homens, por condições adequadas no ambiente de trabalho, pelo fim do assédio moral e sexual, e contra  todo e qualquer tipo de violência às mulheres”, disse  Rossi.  Ele destacou ainda que essa luta tem de ser levada no dia-a-dia do convívio familiar, social e no ambiente de trabalho. Rossi lembrou do grande apoio que o governador do Estado do Paraná, Beto Richa e a vice-governadora, Cida Borghetti, têm dedicado às causas sociais. “Queremos agradecer ao empenho do governador Beto Richa e dessa batalhadora em prol dos direitos das mulheres que é a nossa vice-governadora Cida Borghetti e também à nossa secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, que não mediram esforços para que esse evento acontecesse na data de hoje. Também quero em nome da direção da UGT-PARANÁ, agradecer à equipe da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil, que disponibilizaram vários serviços para essas verdadeiras guerreiras, que são as mulheres brasileiras”.

A vice-governadora, Cida Borghetti,  também falou das bandeiras de luta contra a violência às mulheres: “estamos levantando a bandeira de combate à violência contra a mulher, que ainda é uma marca muito pesada na nossa sociedade. O Paraná abraça essa causa. É preciso que as vítimas de agressão tenham a consciência de que a única maneira de proteger a sua família, salvar a sua própria vida e educar os seus filhos para o futuro é denunciando o agressor”. 

Durante o evento, a secretária-geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado do Paraná, Pedro Vitor Dias da Rosa, fizeram a entrega da camiseta da UGT MULHER à vice-governadora e à presidente do Instituto Humsol.

A secretária-geral, Iara Freire, lembrou que as mulheres continuam sendo discriminadas no ambiente de trabalho, e falou do estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrando que as mulheres ganham 22% a menos do que os homens no Brasil. “Chegou a hora de mudarmos essa triste realidade. Além de na maioria dos casos termos dupla jornada, ainda somos discriminadas em relação ao sexo masculino”, ressaltou Iara.

ugtmulher-02.jpg
A vice-governadora Cida Borghetti falou das políticas do governo do Estado no combate a violência contra as mulheres

 ugtmulher-04.jpg
Emocionada, a presidente do Instituto Humsol, Tânia Gomez,  agradeceu ao presidente da UGT-PARANÁ pelo apoio e participação no Dia Internacional da Mulher

 ugtmulher-07.jpg
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou das lutas sindicais em defesa dos direitos das mulheres

ugtmulher-06.jpg 
A vice-governadora, Cida Borghetti elogiou as ações da UGT-PARANÁ

ugtmulher-05.jpg 
Mais de 12 mil mulheres receberam atendimento à saúde e orientações de cidadania, no Dia Internacional da Mulher, em Curitiba

 ugtmulher-03.jpg
Na abertura do evento,  uma banda formada por integrantes da Patrulha Escolar, da Polícia Militar, deram o tom da festa de cidadania

 

Por Mario de Gomes
Em 9/0/2016
Fotos: MGS/UGT

Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.