Dia Internacional da Mulher na Praia com o Siemaco (PR)

09/03/2016

Um dia para ficar na memória. Não só das três mil trabalhadoras que participaram do Dia da Mulher na Praia com o Siemaco, mas para todos que tiveram o privilégio de estarem envolvidos na organização do maior evento do Brasil em homenagem a elas.

A comemoração aconteceu no domingo, dia 06/03, na Associação Banestado, em Praia de Leste, litoral no Paraná. Foi a 24.ª edição da festa promovida pela Feaconspar – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, em parceria com os Sindicatos (Siemacos) de Curitiba, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Cada ano é maior o número de trabalhadoras que participam do encontro. Mulheres que enchem de doçura qualquer praia. Como a Dirce Vieira Florêncio da Silva, de 46 anos, que é auxiliar de serviços gerais em uma escola de Londrina. Ela, que viajou 8 horas de ônibus com o Siemaco para realizar o sonho de conhecer o mar, quando chegou na praia quis encher um vidrinho de água do mar para levar para casa. “Prometi levar para os meus filhos, eles querem ver se a água é salgada mesmo”, contou a trabalhadora.

Assim como a Dirce, muitas Marias, Anas, Claudetes e Martas viveram a experiência de pisar pela primeira vez na areia fofa da praia e sentir (não sem medo) as ondas quebrando nos pés pela primeira vez. Sem distinção de idade, Jacquelaine dos Reis A. Silva, de 25 anos (de Itaperuçu) conheceu o mar no mesmo momento que Zenilda Aparecida Taborda, de 58 anos (de Cascavel). Ambas tiveram um dia todo para esquecer da rotina de trabalho e sacrifícios diários. “É uma maravilha, parece que o mar não tem fim, é como se eu estivesse sonhando”, disse Zenilda que por receio se limitou a molhar apenas os tornozelos.

Não menos que as novatas, as veteranas também chegam dispostas a aproveitar cada grão de areia. São mulheres que a 5, 10,15 e até mais de 20 anos acompanham o Siemaco. É o caso da Lúcia Kossoski, que trabalha na Itaipu pela Tecnolimp, ela lembrou dos primeiros eventos do Dia da Mulher que participou. “Eram apenas 2 ônibus de trabalhadoras só de Curitiba, hoje a gente perde as contas”.

Em um evento tão grandioso, os números são realmente expressivos: são 70 ônibus partindo de diversos pontos do estado, duas toneladas de costelas assadas para o almoço e mais de 200 pessoas envolvidas na organização. Mesmo com a grandiosidade da festa o que mais impressiona é a simplicidade e a alegria de cada trabalhadora. No agradecimento sincero ao presidente da Feaconspar, Manassés Oliveira e na promessa de voltar sempre a cada ano e trazer mais amigas para a festa. “Esse é um evento muito especial para o Siemaco e eu e a minha diretoria fazemos questão de cuidar pessoalmente de cada detalhe. É apenas um dia e esse é o tempo que temos para dar o nosso melhor para elas”, afirmou o presidente Manassés Oliveira.

mulheresiemaco-02.jpg
A exemplo dos anos anteriores, mais de 3.000 mulheres de diversas cidades do Paraná participaram da festa do Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Siemaco

mulheresiemaco-03.jpg
As mulheres do Siemaco fazem um festa sem igual no litoral paranaense