UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

1º DE MAIO DA UGT


18/03/2008

A União Geral dos Trabalhadores realizará a principal comemoração do Dia do Trabalhador, em Carapicuíba/SP, a partir das 10h. O evento também marcará a defesa da UGT pela redução da jornada e transposição das águas do Rio São Francisco

Um show artístico-cultural para um público de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa dos organizadores, será o ápice das comemorações ao Dia Internacional de Luta do Trabalhador que a UGT - União Geral dos Trabalhadores realizará no Parque do Planalto (Rua Serra Mailaski, s/nº), em Carapicuíba/SP, neste 1º de Maio, a partir das 10h. O evento cultural tipicamente nordestino, que tem como tema 60 Anos de Baião - Tributo a Gonzagão" (leia texto abaixo), contará com a apresentação inédita e ao vivo do grupo Os Gonzagas - composto por Chiquinha, Joquinha, Daniel e Sérgio Gonzagão, irmã, sobrinhos e neto, respectivamente, de Luiz Gonzaga - que dividirá o palco com Elba Ramalho, Trio Nordestino e Falamansa, além das apresentações de Daniel, César Menotti e Fabiano (ao vivo), Samprazer, Inimigos da HP, Sorriso Maroto, Nathália, Ed+, Nuwance, Atitude 4, Cyro Aguiar, Pixote e Cupim na Mesa, entre outros.

Durante o evento, a UGT erguerá, mais uma vez, a bandeira da Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário, de 44 para 40 horas semanais, que será uma solução para a queda dos índices de desemprego no Brasil, e também a bandeira da Transposição das Águas do Rio São Francisco, em defesa da população daquela castigada região.

A programação do 1º de Maio da UGT foi aberta em março com a exposição "60 Anos de Baião - Tributo a Gonzagão", na Câmara dos Deputados, em Brasília. Depois de Brasília, a mostra inédita veio a São Paulo. Desde o dia 2/04, uma carreta especialmente planejada para receber as 300 peças do acervo pessoal do saudoso Luiz Gonzaga está percorrendo diversos pontos da cidade. A organização dessa exposição conta com apoio da Fundação Vovô Januário, de Exu, Pernambuco. O caminhão-exposição estará nos dias 30/04 e 1/05 em Carapicuíba, no Parque do Planalto, das 9h às 18h.

Por volta das 17h, a UGT sorteará um carro zero km. Para concorrer, o trabalhador terá de preencher um cupom e depositá-lo nas urnas espalhadas pelo local do evento.

Por que homenagear Gonzagão

A UGT escolheu o nome de Luiz Gonzaga para tema da sua programação de 1º de Maio pelo fato de o cantor ter sido, durante seus 77 anos de carreira artística, o legítimo porta-voz do trabalhador nordestino. Só na Grande São Paulo 45% da população é formada por pessoas vindas do Norte-Nordeste para tentar vida nova - grande parte fugindo das terras secas. O popular "Gonzagão" usava da sua arte para criticar, através da música, a situação calamitosa em que viviam - e a inda vivem - os seus conterrâneos. É o caso de "Vozes da Seca" e "Asa Branca".

Em "Vozes da Seca", Luiz Gonzaga procura agradecer ao povo do Sul pelo auxílio prestado às vítimas da seca, mas ao mesmo tempo contesta ao dizer que "doutô uma esmola a um homem qui é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão". Já em "Asa Branca", composta há 60 anos, narra a retirada do nordestino do sertão castigado pela seca a procura de outros meios de sobrevivência, deixando lá sua amada "Rosinha", prometendo voltar quando chovesse.

Responsável pela divulgação da música nordestina pelo Brasil, Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Pernambuco. Filho de lavrador e sanfoneiro, desde criança tinha interesse pela música, ajudando seu pai Januário que cantava e tocava nas festas religiosas e forrós. Em 1939 foi para o Rio de Janeiro e ganhou a vida cantando e tocando sanfona nos bares e salões. Participou do programa de calouros de Ary Barroso. Foi o vencedor, iniciando na Rádio Nacional sua consagrada trajetória artística.

AGENDA DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE

2,3 e 4 de abril - Vale do Anhangabaú

5 e 6 de abril - Museu do Ipiranga

7 e 8 abril - Praça da Sé

9 e 10 de abril - Largo da Concórdia

11 de abril - Estação da Luz

12 de abril - Memorial da América Latina

13 de abril - Osasco

14 e 15 de abril - Parque Dom Pedro

16 e 17 de abril - Largo 13 de Maio

18 e 19 de abril - CTN Barra Funda

20 e 21 de abril - Ibirapuera

22 e 23 de abril - MASP

24 de abril - CEU Heliópolis

25 de abril - SESC Interlagos

26 de abril - Praça do Forró

27 de abril - Parque do Carmo

28 de abril - SESC Itaquera

29 de abril - Parque da Juventude

30 de abril e 1º de maio - Carapicuíba"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.