Comitê Gestor do Trabalho Decente avalia ações no Carnaval da Bahia

01/03/2016

A UGT Bahia marcou presença em reunião no último dia 26, do Comitê Gestor do Programa Bahia do Trabalho Decente, realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte  (Setre). A pauta incluiu as ações do Carnaval baiano de 2016, realizadas pelo governo do estado com os catadores de material reciclável - que recolheram mais de 90 toneladas de resíduos sólidos - e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Presente à atividade, o secretário de Comunicação da UGT Bahia, Mário Conceição, que é membro do Comitê Gestor Bahia do Trabalho Decente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte  (SETRE), elogiou a parceria e avaliou que o trabalho foi decisivo para o resgate da cidadania. O Governo investiu R$ 1,1 milhão no apoio aos projetos ‘Ecofolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente’ e ‘Cata Bahia’.

A campanha lançada pela OIT e protagonizada pelo cantor baiano Durval Lelys foi intitulada  “Carnaval Consciente, Trabalho Decente”. O tema teve peças publicitárias com imagens de cordeiros e vendedores ambulantes, ambas categorias representadas por sindicatos filiados à UGT Bahia. Também incluiu catadores de resíduos sólidos, com foco especial na prevenção e no combate ao trabalho infantil e na exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação no Carnaval da Bahia é parte de um projeto-piloto da OIT para a promoção do trabalho decente em grandes eventos. A ideia é que a experiência e suas boas práticas sirvam de referência para as Olimpíadas Rio 2016 e, consequentemente, possam gerar as bases para a preparação de um modelo a ser disseminado futuramente em nível nacional e internacional.

Trabalho escravo

Tema também da reunião do Comitê Gestor do Trabalho Decente, o resgate de seis trabalhadores em condições degradantes no município de Riachão das Neves no Oeste do Estado resultou em longo debate. Uma força-tarefa coordenada pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia, com a participação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União, OIT e Setre realizou a ação entre 14 a 19 deste mês de fevereiro.

Categorizado em: Geral, Institucional, UGT, UGT - Bahia,