UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-Paraná irá integrar o programa Mulher Trabalhadora


25/02/2016

UGT-Paraná irá integrar o programa Mulher Trabalhadora, do Ministério do Trabalho e Previdência Social

 

A UGT-Paraná foi convidada pela SRTPS-Superintendência Regional no Paraná do Ministério do Trabalho e Previdência Social, para integrar o programa “Mulher Trabalhadora”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A apresentação do projeto aconteceu na terça-feira (23/02), na sede regional  da SRTPS, em Curitiba, pelo superintendente regional Márcio Pessatti. Na oportunidade estiveram presentes lideranças da UGT-PARANÁ e de entidades filiadas, além de representantes das demais centrais sindicais.

 

O programa “Mulher Trabalhadora”, foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), tendo como objetivo coordenar um conjunto de ações que envolvam a defesa dos direitos, incentivo à geração de renda e previdência social para todas as mulheres e também de divulgar informações e estudos sobre o papel da mulher no mundo do trabalho. “Na semana de 7 a 11 de março, o MTPS quer, por meio de suas regionais, oferecer atendimento preferencial às mulheres que buscarem o ministério”, disse o superintendente Márcio Pessatti.

 

O presidente da FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (entidade filiada à UGT), Vicente Silva, elogiou a iniciativa do Ministério e pediu para que um dos pontos do projeto  seja aprofundado no segmento do comércio, onde mais de 60% da base são mulheres: ”a fiscalização nos setores da economia que mais empregam mulheres, focalizando na questão das creches, e a notificação às empresas para que comprovem suas obrigatoriedades é de vital importância. Esperamos que esse trabalho de fiscalização seja efetivado durante todo o ano em nosso estado, com uma atenção redobrada para as mulheres comerciárias”, disse Vicente.

 

A representante da UGT-PARANÁ e diretora do Sinttel-PR - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Paraná, Maria de Fátima Costa Brito, destacou as ações do movimento sindical direcionadas às mulheres: “o movimento sindical sempre foi o protagonista das ações em defesa das mulheres, não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os momentos sociais. Recebemos com alegria esse projeto, com a certeza de que todas essas iniciativas contribuem para o amadurecimento da sociedade e o respeito à questão de gênero. Vamos tentar ao máximo alinhar as atividades da UGT-PARANÁ, alusivas ao Dia Internacional da Mulher à programação do MTPS em nosso estado”.

 

Por sua vez a secretária de finanças da Fesmepar - Federação dos Servidores Públicos do Paraná e secretária da UGT-PARANÁ para Assuntos dos Servidores e Servidoras Públicas, Sônia Marchi, falou da importância de unir esforços em campanhas de esclarecimento à população: “as mulheres sofrem agressões físicas, assédio moral e sexual e para muitos empregadores, principalmente no serviço público, isso chega a ser normal. Temos de mudar e combater essa cultura machista mostrando a equidade de gênero e o papel de mulheres e homens na sociedade”.

 

Após esse primeiro encontro para a apresentação do projeto “Mulher Trabalhadora”, entidades sindicais e integrantes da SRTPS irão se reunir para finalizar a agenda de ações e formas de participação com a divulgação de um calendário de atividades.

 

Participaram ainda do encontro, dirigentes do Siemaco – Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e da Feaconspar – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, ambas as entidades filiadas à UGT.

 

Fonte: UGT Paraná


Categorizado em: UGT - Paraná,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.