Dia do Técnico de Segurança no Trabalho

27/11/2015

A Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT parabeniza os profissionais de Segurança do Trabalho pelo seu dia comemorado nesta quinta-feira, dia 27.

A categoria foi criada no ano de 1985, através da Lei 7.410.

A lei que criou as categorias dos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, foi regulamentada pelo Decreto-lei  nº 92.530, de 1986.  A Engenharia de Segurança, além de garantir a integridade física dos funcionários e um ambiente de trabalho produtivo e seguro, evita complicações jurídicas e grandes perdas financeiras para as empresas.

“Aproveitamos esta data para parabenizar estes profissionais, cuja principal função é zelar pela saúde de toda a classe trabalhadora”, destacou a Secretária Nacional de Saúde e Segurança da UGT, Cleonice Caetano Souza.

Técnico em segurança do trabalho, no Brasil, é um profissional com formação de nível médio,[1] regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985[2] . Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, na NR 27, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.[3] No Brasil, o dia do técnico em segurança do trabalho é comemorado em 27 de novembro.