Normas de segurança terão ações conjuntas das centrais e comissão tripartite

21/10/2015

O estabelecimento de ações conjuntas em defesa das normas de segurança no trabalho, pautou o encontro realizado na segunda-feira, dia 19, na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores, onde estiveram reunidos coordenador da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e representantes do Fórum das  Centrais Sindicais.

Uma das preocupações que dominou o encontro foi a portaria 1287/2015 que recria a Comissão de uso controlado do Amianto. Segundo Washington Santos (Maradona), coordenador da bancada trabalhista na CTPP, as centrais deverão elaborar uma manifestação conjunta solicitando a revogação desta portaria. Também foram  tratadas na reunião de outras normas regulamentadoras que estão na pauta da comissão como a NR 35 -dispositivo de ancoragem;  NR exame toxicológico;  Vibração; Acuidade visual;  NR 15 anexo 13 a benzeno;  NR 18;  Periculosidade dos motoboys;  Limpeza urbana;  NR 20- postos de combustível; entre outras, assim como a Convenção  144 da OIT.

Entre os pontos discutidos na reunião, se evidenciou a necessidade das centrais, sindicatos e representantes dos trabalhadores se organizarem buscando uma atuação unitária em defesa das normas de segurança, pois o setor patronal age de forma conjunta e estão sempre dispostos a suspender os direitos conquistados.

Durante o encontro as centrais se comprometeram a priorizar a questão da saúde e segurança no trabalho, orientando os sindicatos filiados a incluírem em suas convenções coletivas, cláusulas que assegurem a saúde do trabalhador. Maradona informou que o Dieese deverá promover um evento com todas as centrais na área de Saúde e Segurança, para orientar e debater as normas de segurança.

A secretária de Saúde e Segurança da UGT, Cleonice Caetano de Souza, destacou a importância desse encontro, como um importante passo para a unificação das ações, que desta forma fortalece toda a classe trabalhadora.