FETRACOOP realiza 3º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador

11/05/2012

A FETRACOOP e os sindicatos filiados, realizaram o 3º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador, na sexta-feira (04/05), na cidade de Ponta Grossa, região dos campos gerais paranaense.

O evento,idealizado pela FETRACOOP - Federação dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas em parceria com o Sindicato Patronal da categoria, contou com o apoio da UGT-PARANÁ, da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, FUNDACENTRO e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Paraná.

Abrindo os trabalhos, o presidente do Sintracoosul - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas da região Sul e 4º vice-presidente da UGT-PARANÁ, Joel Martins Ribeiro, ressaltou a necessidade dos trabalhadores priorizarem a segurança nos locais de trabalho. O sistema cooperativista é a mola propulsora da economia em nosso estado. Somos mais de 60 mil trabalhadores e temos que ter o entendimento de que, banindo os acidentes de trabalho,daremos dignidade para a nossa categoria", disse o presidente.

Para o presidente da FETRACOOP e vice-presidente da UGT-PARANÁ, Clair Spanhol, a finalidade do seminário, a exemplo dos anteriores, é reunir profissionais da área de saúde e segurança do trabalhador e dos profissionais de recursos humanos das cooperativas, buscando soluções para os problemas enfrentados,principalmente nos frigoríficos. Spanhol fez questão de agradecer aos apoios que os trabalhadores em cooperativas vêm recebendo dos órgãos públicos, em especial aos secretários Luiz Cláudio Romanelli e Dr. Michele Caputo Neto,respectivamente secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e secretário de Estado da Saúde, e também ao companheiro Adir de Souza, chefe do centro estadual da FUNDACENTRO, além do apoio da UGT, e concluiu o seguinte:"Esses dias estive conversando com um amigo que viajou para a Alemanha e me disse que lá, o limite de velocidade dos automóveis é liberado, mas é raro ver alguém acima dos 100 km/hora. Isso vem da educação que os motoristas tiveram na escola. É Isso que precisamos implantar nas escolas em relação à segurança no trabalho, ou seja: educar as futuras gerações de trabalhadores e trabalhadoras para a conscientização da necessidade do uso de EPI´s e das normas de segurança.Só assim praticaremos o verdadeiro Trabalho Decente", concluiu Spanhol.

Presente ao evento, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, parabenizou a FETRACOOP, os sindicatos SINTRASCOOP, SINTRASCOOM, SITRACOOSP e SINTRACOOSUL, todos filiadosà UGT. "Quero em nome do nosso presidente nacional Ricardo Patah,parabenizar todos os dirigentes dos sindicatos de trabalhadores celetistas em cooperativas do Estado do Paraná. Essa união e entendimento com o setor patronal e o poder público buscando soluções para erradicar os acidentes de trabalho nas cooperativas serve como exemplo para todas as demais categorias profissionais e empresariais", finalizou Paulo Rossi.

Durante o dia aconteceram várias palestras, troca de experiências e apresentação de "cases" dos departamentos de segurança e saúde do trabalhador das cooperativas.

Fonte: UGT Paraná"

Categorizado em: UGT - Paraná,