Home | Artigos | Fortalecer o Ministério do Trabalho

ARTIGOS

Luiz Carlos Motta
Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT)

Fortalecer o Ministério do Trabalho

16/01/2018

O Ministério do Trabalho não pode ser transformado em barganha política, como se vê agora, com a indefinição da nova liderança da Pasta. O desmonte a que está submetido o tem afastado do seu papel de mediar as relações de trabalho, as importantes mesas-redondas, atuar pela segurança, saúde e qualificação do trabalhador.

As dificuldades que enfrenta, há anos, acabam sucateando suas estruturas que sofrem com a falta de funcionários e abandono das suas instalações. A desvalorização do Ministério do Trabalho diante do descaso do governo com a sua história, iniciada com Getúlio Vargas, na década de 30, condena o órgão a um enfraquecimento que é repudiado por todo o movimento sindical.

É urgente a necessidade de o Ministério resgatar a sua força e a sua missão de proteger a classe trabalhadora. Proteger, e não desrespeitá-la como se viu com a Portaria da Escravidão e com a Reforma Trabalhista, nele originada. O Mistério do Trabalho não pode se transformar numa Pasta irrelevante.

Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.