Ricardo Patah, presidente da UGT

O presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, também é o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, desde 2003.

Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Ricardo foi delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em 1999.

Atuou como representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS, em 2001, e membro do Conselho da Previdência Social, em 2005.

Em 2007, integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reuniu representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

Como dirigente sindical, Ricardo Patah defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as ideias de cidadania, ética e inovação, agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho: os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo.

Seu primeiro emprego foi no comércio, em 1972, no antigo Bazar 13, que foi incorporado pelo Grupo Pão de Açúcar.

Entre as ações realizadas destacam-se:

“Cota para Negros”, primeiro acordo de cotas para afrodescendentes do Brasil, firmado com a Camisaria Colombo e a Têxtil Abril, em 2004;

Ações junto a Procuradoria Regional do Trabalho no combate ao Trabalho Escravo, em 2011, contra as lojas Zara, Ecko, Gregory, Billabong, Brooksfield, Cobra D’Água e Tyrol, flagradas com trabalhadores imigrantes em condições análogas a escravidão;

Convenções Coletivas para garantir aos trabalhadores e trabalhadoras do setor tenham ao menos dois dias de descanso aos domingos;

O embate pela desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia brasileira, beneficiando 6 milhões de trabalhadores;

Criação do Comitê do Imigrante do Sindicato dos Comerciários.

Categorizado em: Institucional, Ricardo Patah,