UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

ARTIGOS

Luiz Carlos Motta
Deputado federal (PR/SP), em exercício. Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) e presidente licenciado da UGT-SP.


BASTA DE DESRESPEITO À MULHER!


15/03/2022

O mês de março é dedicado às mulheres. Todos os meses deveriam ser assim, com destaques sobre o que elas representam em casa, no trabalho e na sociedade. No comércio, as mulheres são maioria. Muitas trabalham na área de vendas. Um relatório do Fórum Econômico Mundial, que se reúne tradicionalmente em Davos, na Suíça, apontou um dado muito interessante: as mulheres tem um desempenho 84% superior aos homens na mesma função de vendas. 

A notícia é para ser comemorada. Mas em parte, isso porque, mesmo tenho melhor desempenho que os homens, as mulheres continuam tendo uma remuneração menor do que a deles. Isso acontece em praticamente todas as funções. 

Lutas

Essa é uma de minhas grandes lutas: estabelecer a igualdade de salários e de condições de trabalho entre os gêneros. Tenho atuado neste sentido, tanto no Congresso Nacional, como nas entidades que presido. Em uma luta paralela, também tenho apoiado os projetos que visam dar proteção à mulher, contra a misoginia, o machismo e o desrespeito. 

Não podemos admitir que ninguém, muito menos  formadores de opinião, muitos deles, eleitos pelo povo, continuem ofendendo as mulheres. Devem ser penalizados para que o mau exemplo não se repita.  

“Shecession” 

O relatório do Fórum revela ainda que a pandemia da Covid-19 tem impactado o gênero feminino mais fortemente. Essa constatação deu origem ao termo “shecession” (recessão feminina). No mundo, em média, cinco por cento de todas as mulheres perderam seus empregos até dezembro último, em comparação com 3,9% de todos os homens. No Brasil, estes números foram muito mais elevados. 

O Fórum também apontou que o número de mulheres empreendedoras vem crescendo. A maioria tem idades variando entre 33 e 44 anos de idade. E as que cuidam de investimentos, conseguem retorno sobre o capital, 60% maior do que o conseguido pelos colegas em geral. O levantamento foi feito em 156 países. O Brasil está em 93º lugar, caindo uma posição em relação ao levantamento de 2020.

Medidas

Para ter uma recuperação econômica, que dê mais oportunidades ao público feminino, o relatório sugere quatro medidas, que apoiamos integralmente:

Assegurar a paridade de gênero no mundo do trabalho pós-COVID-19Fechar as lacunas de gênero na remuneração entre e dentro dos setoresPermitir a participação das mulheres na força de trabalhoTer mais mulheres ocupando cargos de gestão e liderança

Cotas?

Na política, a representatividade das mulheres precisa melhorar. O  portal da Câmara dos Deputados mostra que as mulheres representam apenas 15% do total de cadeiras naquela Casa de Leis. No Senado, a porcentagem é ainda menor: 12%. 

Não creio que um sistema de cotas resolva o problema. Defendo a equidade e uma campanha permanente de conscientização sobre a importância do voto em mulheres e em candidatos que defendem seus direitos.  

Com uma representação feminina mais expressiva, teremos ainda mais força para continuar lutando pela erradicação dos assédios de toda ordem, contra a violência e a discriminação entre outros crimes cometidos contra as mulheres em todas as classes econômicas e sociais. Ajude-nos a ampliar essas lutas, debatendo o tema e compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!!! 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.