UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Setor de material para saneamento registra queda de 24% no 1º trimestre


08/05/2015

A redução dos investimentos públicos e privados no país derrubou o faturamento das fabricantes de materiais para saneamento básico no primeiro trimestre deste ano.

 

Na comparação com o mesmo período de 2014, a queda foi de 24%, segundo dados da Asfamas (associação do setor). A entidade não divulgou o valor total da receita.

 

No ano passado, o faturamento das empresas no mercado interno alcançou R$ 1,4 bilhão --alta nominal de 12,4% em relação a 2013.

 

"Vínhamos bem, com ideias novas, como as PPPs [parcerias público-privadas], aparecendo no setor", afirma o vice-presidente da associação, Maurício Harger.

 

"Mas a diminuição nos investimentos --que estão focados apenas em ações para evitar racionamento de água--, a lentidão na liberação de recursos e a questão econômica estão dificultando", acrescenta.

 

O executivo, que comanda a Mexichem Brasil (dona da marca Amanco), diz não ser possível projetar os impactos que o setor sofrerá com a redução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 

Na quarta-feira (6), o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) afirmou que o corte será de ao menos 30%.

 

"Não temos detalhes do ajuste. Mas, se os 70% restantes tiverem uma boa gestão, podemos ter resultados superiores aos dos últimos anos."

 

Consumo de gás natural em residências sobe 11% em março

 

O uso de gás natural em residências e para cogeração de energia cresceu mais que o consumo geral em março, na comparação com o mês anterior, segundo a Abegás (que representa as distribuidoras de gás canalizado).

 

O segmento residencial teve alta de 11% no período e o de cogeração, 6,7%, enquanto o consumo global se manteve estável, com 0,6%.

 

"A evolução no segmento residencial se deve à expansão da rede nesse período", afirma Augusto Salomon, presidente da entidade.

 

A rede de distribuição da região Sudeste, por exemplo, que responde por quase 80% das ligações do país, se expandiu em 12,3% no período.

 

"O aumento da cogeração se deve a um trabalho que a entidade realiza em parceria com o governo para incentivar essa aplicação do gás."

 

SONHO AMERICANO

 

Os brasileiros estão mais interessados em fazer negócios nos Estados Unidos, segundo a Amcham (Câmara Americana de Comércio).

 

O volume de downloads de de guias práticos disponibilizados pela entidade com esse propósito subiu 107% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os mesmos três meses de 2014, e alcançou 2.201 acessos.

 

O interesse em obter informações sobre como investir no Brasil, por sua vez, caiu 56% no período analisado e totalizou 2.566 documentos.

 

"Com a atual conjuntura nacional, muitas empresas estão em busca de oportunidades nos Estados Unidos, enquanto os americanos estão menos interessados em se instalar aqui", diz Gabriel Rico, CEO da Amcham Brasil.

 

4.528

foi a quantidade de downloads de guias sobre como investir nos Estados Unidos em 2014

 

440%

foi o aumento no número de acessos de guias para brasileiros no ano, em relação a 2013

 

QUEIXA RESIDENCIAL

 

As ações locatícias na cidade de São Paulo atingiram o maior volume para um mês de março dos últimos três anos, segundo o Secovi-SP (entidade da habitação) a partir de dados do Tribunal de Justiça do Estado.

 

Foram protocolados 1.981 processos contra os 1.677, de março de 2013 --um incremento de 18,13%.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o número de ações cresceu 21,7%, com 1.628 ocorrências.

 

Os processos por falta de pagamento de aluguel representaram 84,7% das queixas, com 1.678 causas judiciais.

 

Ações do tipo ordinária e de despejo vieram na sequência, com 142 procedimentos e participação de 7,2%.

 

No primeiro trimestre deste ano, o número de processos recuou 2,8% em relação ao mesmo período de 2014, com 4.776 demandas.

 

Nos últimos 12 meses até março, houve queda de 1,2% no total de ações.

 

NÚMEROS

 

1.981

foi o número de ações locatícias na cidade de São Paulo em março

 

4.776

é o acumulado de processos envolvendo imóveis no primeiro trimestre deste ano

 

40,2%

foi o crescimento do total de ações em março em relação a fevereiro

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.