Vitória dos trabalhadores de supermercados com apoio da UGT e FETRACOM-PA/AP

22/04/2015

Os trabalhadores no comércio supermercadista de Belém e Ananindeua, inicialmente, passarão a ter piso salarial de R$ 1.034,00, ticket-alimentação de R$ 220,00. As demais categorias, como gerentes, chefes de setor etc, ficaram com a reposição de inflação de 7,68%. Estas foram as principais conquistas dos empregados de supermercados, após a deflagração da greve na quinta-feira da semana passada, que paralisou as principais lojas dos grandes conglomerados de supermercados da capital do Pará.

As conquistas que já constavam na convenção coletiva de trabalho referente a 2013/2014 foram mantidas.

Outra conquista dos trabalhadores é o não desconto dos dias paralisados, bem como, manutenção dos empregos por pelo menos um mês. Se houver demissão de algum trabalhador em decorrência da greve, isto será considerado como falta grave, passível de ação do Ministério Público do Trabalho, que mediou o acordo na manhã e início de tarde da última segunda-feira, 20.

A mediação foi feita pelo promotor público José Carlos e o procurador do trabalho Hideraldo Machado, que teve de agir com rigor, haja vista que os patrões, ali representados pelo presidente do Sindicato dos Supermercados do Estado do Pará – Sindespa, empresário Fernando Brito, e o advogado Manoel Neto, sempre acenavam negativamente em relação do pleito dos trabalhadores, representados pelo presidente da FETRACOM e UGT Pará, Zé Francisco, advogado Mauro Augusto Rios, além dos sindicalistas Antonio Caetano de Souza, presidente do SINTCVAPA; Eleonora, do SINTCONC; Jorge Soares, do SINTRACOM; e Ivan Duarte, do SEC Pará, entre outros.

As negociações começaram, por volta das 9h15 e se estenderam até 13h20, com várias rodadas, discussões, reuniões em separado com as partes que, ao final, aceitaram conceder 10% de reajuste nos salários gerais, o mesmo valor no ticket alimentação e a reposição de inflação para quem ganha acima do piso profissional que será de R$ 1.034,00 a partir deste mês de abril.

No seu discurso de encerramento da greve, o sindicalista Antonio Caetano frisou que houve vitória dos trabalhadores, tendo em vista que o país passa por um momento grave de crise e, mesmo assim, ainda houve ganho real, haja vista que o reajuste foi acima da inflação.

Ele também comemorou, com os trabalhadores, a manutenção das 42 horas semanais, fechamento dos supermercados aos domingos e feriados a partir das 14h, bem como, do fechamento das lojas em pelo menos seis feriados ao longo do ano, conforme já estava previsto na última convenção coletiva de trabalho.

Zé Francisco, por sua vez, reafirmou que houve vitória, tendo em vista que “os patrões foram para a mesa de trabalho apenas para dizer não e não. Foi em cima, embaixo e no final, graças a pronta intervenção do doutor Hideraldo Machado, chegou-se a um denominador comum, em que, do meu ponto de vista, tivemos mais ganhos do que perdas”.

Ainda conforme Zé Francisco, os dias parados não poderão ser descontados e os supermercadistas se comprometeram em não coagir nenhum trabalhador com demissão em decorrência da greve.

Texto: Roberto Barbosa/ASCOM-UGT PARÁ

Categorizado em: UGT - Pará,