09/04/2015
O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), segunda maior central sindical do país, Ricardo Patah, foi homenageado nesta quarta, 8, pela Câmara Municipal de João Pessoa com a cidadania pessoense numa propositura do vereador Chico do Sindicato (PP).
“A UGT tem implementado um novo conceito de sindicalismo no Brasil; um sindicalismo cidadão, democrático, independente, ético e inovador. É essa a bandeira da União Geral dos Trabalhadores; e o seu compromisso com a classe trabalhadora é, em primeiro lugar, com o ser humano”, frisou o vereador Chico do Sindicato.
A solenidade realizada na Casa de Napoleão Laureano, também recebeu a cidadania pessoense a: Romero Baunilha que é presidente da UGT Paraíba, Chiquinho Pereira que é secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT e Moacyr Pereira, secretario de Finanças da UGT,
A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, e hoje tem mais de 1.300 sindicatos filiados. A UGT é um dos membros mais importantes e representativos da CSI – Confederação Sindical Internacional, com sede em Bruxelas, e da CSA – Confederação Sindical das Américas; tem representantes no Comitê Executivo Mundial da CSI e no Comitê Executivo da CSA; e também tem representantes na Comunidade Sindical de Países de Língua Portuguesa – CSPL.
Com sede nacional na cidade de São Paulo, com representações em todos os Estados do Brasil e convênios com centrais sindicais em vários países, a União Geral dos Trabalhadores conta com mais de mil entidades sindicais filiadas. Ela está presente na área rural e urbana e representa trabalhadores de inúmeros setores, como serviço público, educação, alimentação, indústria, energia, telecomunicações, turismo, metalúrgicos, transportes, construção civil, agricultura familiar, pescadores, entre outros.
Romero Baunilha presidente da UGT Paraíba.
Moacyr Pereira, secretario de Finanças da UGT
Chiquinho Pereira, secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores