UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Grande ato dos Condutores/SP em defesa do emprego, por um transporte mais humano


06/04/2015

Nessa terça feira (07), o Sindicato dos Condutores/SP,  entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizará um grande ato “Em defesa do emprego - Por um transporte mais humano” em frente à Câmara Municipal. A concentração será na sede do Sindicato (rua  Pirapitingui, 75 - Liberdade), a partir das 14 horas. Logo depois os trabalhadores seguirão em passeata até à Câmara Municipal, onde se acontecerá o evento.

 

Neste dia, a categoria não defenderá apenas os interesses dos trabalhadores em transportes, mas também protestarão contra os vereadores que aprovaram uma lei injusta (LEI MUNICIPAL 16.097/2014), de graves consequências sociais ao colocar em risco o emprego de mais de 23 mil pais de família.

 

Vale lembrar que todos foram pegos de surpresa, inclusive os usuários de ônibus. O projeto de lei de autoria do Executivo, aprovado na calada da noite do dia 18/12/ 2014, desobriga as empresas a manter o cobrador dentro dos ônibus.

 

O Sindicato  dos Condutores/SP acionou o corpo jurídico da entidade que entrou com uma ação de inconstitucionalidade. Na tarde do dia 31/03, o Tribunal de Justiça/SP deu parecer favorável aos trabalhadores, decidindo pela imediata SUSPENSÃO DO ARTIGO 16 DA LEI MUNICIPAL 16.097/2014.

 

O presidente da entidade, Valdevan Noventa, ressaltou que em nenhum momento, o Poder Público e os empresários consideraram os reflexos negativos desta lei que penaliza trabalhadores e usuários do transporte público. “Hoje o cobrador desempenha, dentro do ônibus, outras atribuições, além da cobrança de tarifa. Ele é um AGENTE SOCIAL que inibe os puladores de catraca, faz respeitar regras como a dos bancos preferenciais, ajuda portadores de deficiência física a entrar no veículo e, além disso, é um parceiro do motorista quando o carro quebra ou em casos de assaltos e depredações o cobrador é testemunha no boletim de ocorrência. Este profissional é indispensável para o sistema. Estamos felizes com a decisão do TJ/SP que foi uma grande vitória, mas continuamos na luta em defesa do emprego”.

 

“O Sindicato dos Condutores/SP quer despertar a sociedade para a importância do cobrador, mostrar um lado do transporte pouco valorizado através da Campanha POR UM TRANSPORTE MAIS HUMANO, CONTAMOS COM O COBRADOR”, declarou o presidente e Noventa.


Categorizado em: UGT - São Paulo,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.