06/04/2015
Na terça-feira, dia 7, o Sindicato dos Condutores/SP, entidade filiada à UGT, realizará um grande ato “Em defesa do emprego - Por um transporte mais humano” em frente à Câmara Municipal.
A concentração será na sede do Sindicato (R. Pirapitingui, 75 - Liberdade), a partir das 14 horas. Logo depois os trabalhadores seguirão em passeata até à Câmara Municipal, onde se acontecerá o evento.
Neste dia, a categoria não defenderá apenas os interesses dos trabalhadores em transportes, mas também protestarão contra os vereadores que aprovaram uma lei injusta (LEI MUNICIPAL 16.097/2014), de graves consequências sociais ao colocar em risco o emprego de mais de 23 mil pais de família.
Vale lembrar que todos foram pegos de surpresa, inclusive os usuários de ônibus. O projeto de lei de autoria do Executivo, aprovado na calada da noite do dia 18/12/ 2014, desobriga as empresas a manter o cobrador dentro dos ônibus.
O Sindicato dos Condutores/SP acionou o corpo jurídico da entidade que entrou com uma ação de inconstitucionalidade. Na tarde do dia 31/03, o Tribunal de Justiça/SP deu parecer favorável aos trabalhadores, decidindo pela imediata SUSPENSÃO DO ARTIGO 16 DA LEI MUNICIPAL 16.097/2014.
O presidente da entidade, Valdevan Noventa, ressaltou que em nenhum momento, o Poder Público e os empresários consideraram os reflexos negativos desta lei que penaliza trabalhadores e usuários do transporte público. “Hoje o cobrador desempenha, dentro do ônibus, outras atribuições, além da cobrança de tarifa. Ele é um AGENTE SOCIAL que inibe os puladores de catraca, faz respeitar regras como a dos bancos preferenciais, ajuda portadores de deficiência física a entrar no veículo e, além disso, é um parceiro do motorista quando o carro quebra ou em casos de assaltos e depredações o cobrador é testemunha no boletim de ocorrência. Este profissional é indispensável para o sistema. Estamos felizes com a decisão do TJ/SP que foi uma grande vitória, mas continuamos na luta em defesa do emprego”.
“O Sindicato dos Condutores/SP quer despertar a sociedade para a importância do cobrador, mostrar um lado do transporte pouco valorizado através da Campanha POR UM TRANSPORTE MAIS HUMANO, CONTAMOS COM O COBRADOR”, declarou o presidente e Noventa.
Fonte: Sindicato dos Condutores/SP
UGT - União Geral dos Trabalhadores