06/04/2015
Evento promovido pela União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) para celebrar os dias 8 e 21 de março (Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, respectivamente) também foi palco para o lançamento da cartilha "Cláusulas Raciais nos Acordos Coletivos e Convenções de Trabalho".
Uma iniciativa da Secretaria da Diversidade Humana, a publicação é uma coletânea de cláusulas inseridas nas negociações salariais de diversas entidades sindicais de representação de trabalhadores.
O documento foi apresentado pelo procurador do Trabalho Wilson Prudente que, no evento, proferiu palestra sobre o tema da cartilha, fazendo, ainda, um breve relato do surgimento e fortalecimento do movimento sindical brasileiro.
A cartilha tem prefácio também de Prudente, recentemente empossado membro da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, instituída pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).
Para ele, "a UGT , com seu pioneirismo, está se colocando em plena sintonia com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também com o Ministério Público do Trabalho no tocante ao cumprimento da Convenção da OIT de combate à discriminação no trabalho".
Secretária da Diversidade Humana da UGT do Rio e nacional, Ana Cristina dos Santos Duarte acrescenta que "a cartilha tem como base a pesquisa realizada pelo Dieese, revelando o quanto se tem avançado nas discussões em torno da questão racial e de gênero".
A cartilha "Cláusulas Raciais nos Acordos Coletivos e Convenções de Trabalho" está disponível no site www.ugtrj.com.br
Luiza Felix (Comunicação UGT-RJ)
UGT - União Geral dos Trabalhadores