UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Governo, trabalhadores, empresários e atores sociais, unidos na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho


24/03/2015

O Movimento Abril Verde, iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná (SINTESPAR), tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade, o tema segurança e saúde do trabalhador brasileiro com vistas à redução dos acidentes de trabalho. Abril Verde foi o mês escolhido, pois no dia 7 se comemora o Dia Mundial da Saúde e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O simbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.

 

Adir de Souza, idealizador do Movimento Abril Verde, técnico da Fundacentro do Paraná e também presidente do SINTESPAR comenta que a intenção do movimento é que seja uma ação coordenada entre a sociedade civil chamando a atenção para os altos índices de acidentes fatais e seqüelas decorrentes das atividades laborais. “O Abril Verde é mais que uma data, é um momento de alerta que deve repercutir em todas as esferas”, ressalta.

 

Acompanhando o apelo social de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” e “Maio Amarelo”, os quais tratam dos temas câncer de mama, próstata e vitimas de acidentes de transito, o Abril Verde serve de estimulo na promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro do ambiente de trabalho.

 

Por essa razão, o símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor verde, cuja simbologia em relação à conscientização no combate em prol da saúde, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes e mortes no trabalho.

 

O MOVIMENTO ABRIL VERDE - TODOS JUNTOS PELA SAÚDE DO TRABALHADOR

O Movimento Abril Verde nasce com a proposta de relembrar o marco na história. Em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos.

 

Segundo relatório da OIT de 2013, são 3 vidas perdidas por minuto em acidentes de trabalho pelo mundo e 5 mil por dia. A cada ano, acidentes não fatais totalizam 317 milhões, o que equivale a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou quase 24 cidades de São Paulo. No Brasil, são 4 mil mortes por ano. Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de enfermidades relacionadas ao trabalho.

 

Vale ressaltar que o Abril Verde, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “ABRIL VERDE” em suas ações de conscientização tanto no mês de ABRIL como em outros meses do ano.

 

O lançamento do Movimento será apresentado no dia 31 de março, às 9h30 no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença da presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Gomes de Souza Reis, além de autoridades do governo, representantes dos trabalhadores e empregadores.

 

CURTA A PÁGINA Acompanhe o Movimento pelas redes sociais Facebook e Youtube e no site oficial.

 

 

SOBRE O MOVIMENTO

O Movimento Abril Verde foi uma iniciativa do Sindicato dos técnicos de  Segurança do Paraná, , com o intuito de colocar em pauta para a sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro com o objetivo único de reduzir os acidentes de trabalho. Abril Verde foi o mês escolhido, pois se comemora no Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde e dia 28 o Dia em Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros. Verde foi à cor escolhida por ser considerada, pelos cursos relacionados à saúde. E o símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.

 

Histórico: O MOVIMENTO ABRIL VERDE - TODOS JUNTOS PELA SAÚDE DO TRABALHADOR

O Movimento Abril Verde nasce com a proposta: De Relembrar o marco na história    impressiona em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos. Era o dia 28 de abril chamar a atenção da sociedade: São 3 vidas por minuto que são perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo, 5 mil por dia (números da OIT, relatório de 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório, – isto equivale a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou quase 24 cidades de São Paulo. No Brasil, são 4 mil mortes por ano. Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho (OIT).

 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados ( inválidos) permanentes no ambiente de trabalho no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, “maio amarelo” os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata e vitimas de acidentes de transito, o estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus ambientes de trabalho.

 

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor verde, cuja simbologia em relação à conscientização no combate em prol da saúde, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes e mortes no trabalho como uma verdadeira epidemia e, conseqüentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

 

Vale ressaltar que o ABRIL VERDE, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “ABRIL VERDE” em suas ações de conscientização tanto no mês de ABRIL, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.

 

A motivação para o Movimento ABRIL VERDE não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

 

Em conclusão, aguarda-se a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social, razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de abril o início da mudança e do VERDE a cor da “saúde do trabalhador”.

 

E todos os atores sociais, empresários, Trabalhadores e Governo de todas as esferas conhecem de pertos as mazelas causadas pelos acidentes e doença relacionadas ao trabalho, o mundo do trabalho precisa de uma cultura da Prevenção, as organizações empresariais perdem muito em horas de trabalho e  em conseqüência em produtividade e ainda criam um passivo trabalhista, o Governo com alto custo na saúde, e os Trabalhadores as dores e o sofrimento da perda, de uma mão de um braço, de sua Saúde e também até da Vida, e todos nos juntos podemos mudar.

 

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.