20/03/2015
Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba, que representa garis, varredores e coletores de lixo, e o Sitro - Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Paraná, que representa os motoristas dos caminhões de lixo (sindicatos filiados à UGT), aceitaram a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e chancelada pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Ana Carolina Zaina, para reajuste salarial de 10% e de 16,41% nos tíquetes alimentação. A proposta foi apresentada durante a audiência de conciliação na tarde dessa quinta-feira (19/3).
A Cavo, empresa responsável pela limpeza pública em Curitiba (PR), também aceitou a proposta. Dessa forma, os trabalhadores de ambos os sindicatos, que estavam com os serviços paralisados desde terça-feira, encerraram a greve e retornaram ao serviço com 100% do efetivo a partir do turno noturno de quinta-feira, iniciado às 19 horas. Trabalhadores e empresários acordaram ainda que não haverá desconto dos dias parados.
Os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores comemoraram a vitória. Para Moacir Czeck, presidente do Sitro, “ a categoria mais uma vez demonstrou sua força e quem ganhou com isso foram os trabalhadores”. Já Manassés Oliveira, presidente do Siemaco, destacou os índices conquistados. “Conseguimos mais de 30% de aumento real para os trabalhadores da limpeza, além de ganhos extraordinários nos benefícios sociais. A nossa união foi fundamental para essa vitória”.
A greve, que havia sido iniciada na terça-feira, 17/3, mobilizou mais de 3.000 trabalhadores, entre coletores, garis, varredores, motoristas e auxiliares.
Fonte: UGT Paraná
UGT - União Geral dos Trabalhadores