Dieese mostra alta rotatividade do comércio de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio

19/03/2015

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Lajeado, entidade filiada à UGT, promoveu na manhã de quarta-feira, dia 18, o evento “Café com Informação”, que reuniu técnicos do Dieese que falaram sobre os indicadores do comércio (admissões, demissões, média salarial, desempenho por segmento, entre outros).

De acordo com dados do Dieese, Lajeado criou 1.396 novos postos de trabalho em 2014 e o comércio foi o segundo setor em geração de vagas 477 (34% do total).

Porém a rotatividade do setor comércio chega a 70%, o que significa dizer que, a cada ano 70% dos comerciários trocam de emprego. No setor de supermercado 62% dos desligamentos se da por iniciativa do empregado (motivado pelos baixos salários praticados e extensa jornada de trabalho).

A prática de baixos salários e a alta rotatividade faz com que as conquistas alcançadas nas negociações coletivas se percam em curto prazo.

O desafio é fazer com que o comércio deixe de ser apenas uma porta de passagem ao trabalhador que inicia no mercado de trabalho, e fazer com que o comércio vislumbre a possibilidade de carreira, onde se ganha bons salários e se vislumbre perspectivas de crescimento.

Os dados foram apresentados pelo supervisor técnico do Diese-RS Ricardo Franzoi e pela técnica Daniela Sandi.

Categorizado em: UGT - Rio Grande do Sul,