24/02/2015
Os geradores de energia utilizados por shopping centers poderão ser usados para aumentar a capacidade de energia do país. O assunto foi debatido hoje (23) entre a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Saiba Mais
Prédios públicos federais vão ter que reduzir consumo de energia e água
“Viemos conversar com o ministro sobre até que ponto esses geradores podem contribuir nessa pré-crise energética que estamos vivendo”, disse o presidente da entidade, Glauco Humai. Segundo ele, a viabilidade econômica do uso dos geradores depende de cada caso, pois há equipamentos com diferentes tipos de combustíveis. Atualmente, os geradores já são utilizados por shopping centers, em alguns casos de forma contínua, em outros como backup (segurança).
Humai contou que foi informado durante a reunião que o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica estão estudando alterações na legislação para oferecer estímulos para o uso maior dos geradores, mas ainda não há definições sobre horários ou valores. De acordo com Humai, o setor está concluindo estudos sobre capacidade instalada, que serão apresentados formalmente ao governo.
O executivo disse que a demanda energética do setor corresponde a menos de 0,5% do consumo geral do país. “Por mais que possamos contribuir, a nossa contribuição é muito limitada. Então, estamos conversando até que ponto podemos aumentar essa contribuição, de que forma os geradores podem ser utilizados, se é ambientalmente e economicamente razoável", ressaltou.
Recentemente, o ministro Eduardo Braga disse que o uso de energia de autogeradores, em estudo pelo governo, não vai resultar em ajustes na tarifa de energia, será uma substituição da energia comprada atualmente no mercado livre pela energia dos pequenos geradores, que já estão instalados e têm custo de geração menor.
Fonte: Agência Brasil
UGT - União Geral dos Trabalhadores