06/02/2015
A crise econômica e a Operação Lava Jato atingiram em cheio algumas das principais obras tocadas pelo governo de São Paulo. A Mendes Júnior já comunicou que está desistindo de um dos lotes do Rodoanel. A segunda colocada, Odebrecht, reluta em assumir a construção.
CAIXA VAZIO
As duas são investigadas no escândalo da Petrobras. A Mendes Júnior estaria sem crédito na praça e sem receber da estatal.
DEVAGAR E SEMPRE
A espanhola Acciona, responsável pelo lote 4 do Rodoanel, também pisou no freio. A OAS, também envolvida na Lava Jato e com problemas de caixa, já comunicou que segue na obra (ela toca os lotes 2 e 3), mas num ritmo mais do que lento.
NA RUA
Com dificuldade de financiamento e executivos presos, a OAS já comunicou que as demissões na empresa podem chegar a 12 mil empregados. A ordem é vender tudo –preservando apenas a área de construção do grupo.
PAPO FIRME
O governo tenta também convencer a concessionária CCR a assumir a linha-4 do metrô, obra praticamente paralisada pelo consórcio liderado pela espanhola Isolux. Novas reuniões devem ocorrer nesta semana, mas até esta quinta (5) a CCR não estava disposta a descascar o abacaxi.
BOCA ABERTA
É de grande apreensão o clima no PT. João Vaccari, tesoureiro nacional do partido envolvido no escândalo da Petrobras, não teria a mesma capacidade de resistência demonstrada por Delúbio Soares.
PEITO ABERTO
O ex-tesoureiro "matou no peito" o escândalo do mensalão e sempre se mostrou disposto a pagar sozinho, se necessário, pelas irregularidades. No PT e até mesmo em outros partidos, Delúbio é tratado como herói.
À FLOR DA PELE
Lula, pela primeira vez em muitos anos, estaria demonstrando nervosismo acima do normal com o andamento das investigações de um escândalo envolvendo o PT.
BRILHO PRÓPRIO
As atrizes Ildi Silva, Lucy Ramos e Juliana Alves e a cantora Negra Li estiveram na exposição "Pérolas Negras", do fotógrafo Luiz Tripolli, na casa Fasano. A jornalista Joyce Ribeiro e a modelo Antonela Xavier também foram homenageadas. No local, estiveram ainda a blogueira Sophia Alckmin e o executivo Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que promoveu o evento, na quarta (4).
BOTA A CAMISINHA
Na região Nordeste, onde o Ministério da Saúde lança nesta sexta (6) campanha de prevenção à Aids durante o Carnaval, 49% das pessoas não usaram camisinha em todas as relações sexuais com parceiros casuais no último ano. O índice é considerado alto e está acima da média nacional (45%). A ação da pasta vai reunir em Salvador o ministro Arthur Chioro e o cantor Carlinhos Brown.
CAMISINHA 2
A capital baiana foi escolhida por ter uma grande concentração nesse período de pessoas de 15 a 24 anos, público-alvo da iniciativa. Na semana que vem, o foco do governo será a cidade do Rio de Janeiro.
CARTAS NA MESA
O jornalista e escritor Bernardo Kucinski fez noite de autógrafos e mesa-redonda para o lançamento de seu novo livro, "Cartas a Lula", na quarta (4). O ex-ministro Franklin Martins e o cientista político e colunista da Folha André Singer participaram do evento, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
MENINO OCUPADO
As gravações do remake do filme "Menino do Rio" devem começar entre setembro e outubro. A produção precisa esperar o ator Chay Suede terminar o trabalho na novela "Babilônia". "Poderíamos começar antes, mas como escalei o Chay, ficou para o fim do ano", diz o diretor Bruno Barreto.
NA FRENTE E ATRÁS
Bárbara Paz acaba de gravar uma videoinstalação que será exibida na mostra do artista plástico Nino Cais, a partir do dia 24. Ela encarna uma pintura do dinamarquês Vilhelm Hammershoi. A atriz também está dirigindo o making of do novo filme de Hector Babenco, que é protagonizado por Willem Dafoe "Tenho imagens lindas dos dois. É uma coisa meio criador e criatura", explica.
Fonte:Folha de S.Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores