03/02/2015
As vendas de veículos no país caíram 18,8% em janeiro na comparação com o mesmo período 2014. Os dados --que incluem carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões-- foram divulgados nesta segunda-feira (2) pela Fenabrave (federação nacional das distribuidoras de autos).
Em relação a dezembro, as 253,8 mil unidades licenciadas no último mês representam uma queda de 31,4%. O resultado ruim já era esperado pelas entidades que representam o setor automotivo.
"Mesmo com dois dias úteis a mais em janeiro, houve uma antecipação de compras, em dezembro, devido ao término do desconto sobre o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]", diz o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.
O executivo lembra que janeiro é um mês em que tipicamente as vendas são mais baixas, devido aos gastos com IPVA e material escolar, por exemplo.
Para a Anfavea (associação nacional das montadoras), o mercado só deve começar a mostrar sinais de reação a partir de abril. A entidade irá divulgar os dados de produção e de estoque na quinta (5).
O carro mais vendido em janeiro foi o Fiat Palio, que teve 14.432 unidades emplacadas. O Chevrolet Onix ficou em segundo (13.462), seguido pela picape Fiat Strada (11.202).
Fonte: Folha de S.Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores