UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Atividade da indústria brasileira cresce pelo 2º mês seguido


02/02/2015

A atividade da indústria brasileira cresceu pelo segundo mês consecutivo em janeiro, quando também registrou o maior nível em um ano, de acordo com o Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês), calculado pelo HSBC e divulgado pela Markit. O PMI subiu de 50,2 pontos em dezembro para 50,7 em janeiro.

 

No mês passado, as empresas registraram aumento de produção pela primeira vez em cinco meses e crescimento simultâneo de produção e novas encomendas pela primeira vez em dez meses. A taxa de expansão foi moderada, segundo o banco, e o nível de emprego se manteve estável. O segmento de bens de consumo apresentou o melhor desemprego entre os três avaliados. Os demais são bens de capital e intermediários.

 

O PMI mede a atividade da indústria levando em conta parâmetros como produção, estoques, novas encomendas, preços e emprego, a partir de informações levantada entre cerca de 400 companhias. Leituras acima de 50 indicam expansão e, abaixo, contração.

 

As novas encomendas - domésticas e do exterior - aumentaram no ritmo mais forte e um ano. Como resultado, a produção aumentou no ritmo mais forte desde dezembro de 2013, embora a taxa de expansão tenha ficado ainda abaixo da média histórica.

 

As empresas consultadas informaram aumento de custos por causa da depreciação do real. "A taxa da inflação de custos acelerou atingindo seu ponto mais acentuado em dez meses e ficou acima da média observada ao longo de nove anos de coleta de dados", diz o relatório do HSBC.

 

Fonte:UOL


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.