UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Petrobrás divulga balanço trimestral sem baixas por corrupção


28/01/2015

A Petrobrás divulgou na madrugada desta quarta-feira, 28, depois de dois adiamentos, o balanço financeiro da companhia no último trimestre. A estatal não contabilizou, no entanto, os impactos sofridos pelas denúncias de corrupção, apuradas pela Operação Lava Jato. 

 

No documento, disponível à imprensa em seu site oficial, a Petrobrás informa que as "demonstrações contábeis não revisadas pelos auditores independentes do terceiro trimestre de 2014 tem o objetivo de atender obrigações da Companhia (covenants) em contratos de dívida e facultar o acesso às informações aos seus públicos de interesse, cumprindo com o dever de informar ao mercado e agindo com transparência com relação aos eventos recentes que vieram a público no âmbito da Operação Lava Jato". 

 

Reconhece, ainda, que deverá fazer ajustes para corrigir os valores, de acordo com o impacto da investigação corrente, e afirma que está avaliando metodologias para atender às exigências de órgãos reguladores. O relatório não passou por uma auditoria independente.

 

Sendo assim, a Petrobrás anuncia ter lucrado R$ 3.087 milhões no último trimestre de 2014, valor 38% menor ao do trimestre anterior. 

 

A presidente da empresa, Graça Foster, faz um comentário no relatório para explicar a divulgação do balanço. "Como é de notório conhecimento, a Petrobras enfrenta um momento único em sua história. Em março de 2014, a “Operação Lava Jato”, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar suspeitas de lavagem de dinheiro, alcançou a Petrobras com a  prisão do ex-diretor de Abastecimento da Companhia Paulo Roberto Costa, que está sendo investigado pelos crimes de corrupção, peculato, dentre outros." 

 

Além de explicar os resultados, Foster deixa claro que a Petrobrás tem interesse em adequar os valores. "Continuamos trabalhando para produzir as demonstrações financeiras revisadas pelo Auditor Externo (PwC) no menor tempo possível, não apenas em relação aos ajustes nas demonstrações contábeis, mas também à necessidade de aprimoramento dos nossos controles internos." 

 

Fonte:Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.