Emprego na indústria acumula queda de 3,1% até novembro, diz IBGE
15/01/2015
O mercado de trabalho na indústria viveu um ano de 2014 quase todo em terreno negativo. Em novembro, o emprego caiu pelo oitavo mês consecutivo, com retração de 0,4% frente ao patamar de outubro, na série livre de influências sazonais, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (15).
Na comparação com novembro de 2013, o emprego industrial mostrou queda de 4,7%. Trata-se do 38º resultado negativo seguido nesse tipo de confronto e também o mais intenso desde outubro de 2009 (-5,4%), quando o país vivia os reflexo da crise global.
Com esses resultados, o total de pessoal ocupado assalariado na indústria caiu 3,1% de janeiro a novembro. Já a taxa acumulada nos últimos 12 meses teve queda de 3% e manteve a trajetória descendente iniciada em setembro de 2013.
CENÁRIO
O emprego sofre com a crise da indústria, que produziu menos em 2014 sob efeito de juros maiores, crédito restrito, empresários e consumidores pessimistas e desaceleração da renda e do emprego. Outros fatores de peso são a maior competição com importados e o desempenho fraco das exportações brasileiras.
Fonte:Folha de S.Paulo