10/12/2014
Durante os dias 03 e 06 de dezembro, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou do VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, através do Comitê de Sustentabilidade, em Belém do Pará, realizado na Universidade Federal do Pará.
A ação legitimou um espaço para reflexão, articulação e convivência dos educadores ambientais brasileiros, enfatizando nesta oitava edição, o fortalecimento das redes de educadores que atuam em múltiplos ambientes como universidades, empresas, poder público e organizações não governamentais na construção de sociedades sustentáveis e no enfrentamento das questões socioambientais locais e globais.
Este ano o Fórum teve como lema: Educação Ambiental: do Local ao Global, tecendo redes e fortalecendo sociedades sustentáveis.
Marcellie Dessimoni, membro do Comitê de Sustentabilidade da UGT, acredita que a existência desses espaços de discussão e construção de um novo olhar para os sujeitos amazônicos, contribui para um pensamento crítico, transformador, respeitando as comunidades indígenas, por entender que a Amazônia é o grande desafio do século 21. “Devemos inovar e gerar uma civilização moderna a partir da preservação das Florestas”, diz.
Dessimoni acrescenta que a Educação Ambiental precisa ser compreendida de dentro para fora, não basta nos unificar, é necessário entender a complexidade desde os adultos aos pequenos. Mudar a visão de compreensão de mundo.
Durante o VIII Fórum, foi realizada a 19º Reunião do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, foi apresentado os processos formativos das CIEAs (Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental) e a proposta de realizar a 2ª Conferência Nacional de Educação Ambiental, que deverá ser articulada em 2015.
Comitê de Sustentabilidade da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores