Operários da Volks votam contra plano de demissão

04/12/2014

Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) rejeitaram a proposta elaborada pela montadora em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, que incluía o pagamento de um abono salarial em troca do congelamento dos salários em 2015 e 2016 e um plano de demissão voluntária (PDV) para reduzir 2.100 funcionários.

De acordo com o sindicato, a votação ocorreu "sem margem para aprovação da proposta".

O ponto mais polêmico foi o do congelamento dos salários. Mesmo com o pagamento de abonos que chegariam a R$ 8.500 por ano, os funcionários não abriram mão do reajuste.

A proposta incluía também a prorrogação de um acordo vigente até 2016, para 2019, que garantia estabilidade, mesmo em um período de produção menor na fábrica Anchieta.

Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista disse que não pretende, em um curto prazo, voltar a negociar com a Volkswagen em respeito ao acordo vigente.

A Volks não quis comentar o caso.

CRISE

A queda nas vendas de veículos e a elevação dos estoques aumentaram o período de férias coletivas em grandes montadoras neste ano. Em algumas empresas, a parada na produção chegará a 30 dias.

O objetivo é adequar a produção à demanda, fraca neste ano. Segundo a Anfavea, as vendas de veículos no mercado interno caem 8,9% em 2014, até outubro.

Com a retração do mercado argentino, as exportações desabaram 40% no mesmo período.

Fonte: Folha de S. Paulo

Categorizado em: Geral,