Dirigentes da UGT defendem manutenção de pauta do trabalhador em acordo global, na COP20

02/12/2014

No primeiro dia de evento da COP20, em Lima, no Peru, delegação da União Geral dos Trabalhadores (UGT) teve reunião com Itamaraty, onde foi apresentado, na quarta-feira, 01/12, um panorama de como vão as negociações de um acordo global em mudanças climáticas.

Segundo informações da comitiva da UGT, o tema de transição justa e trabalho decente, que foi inserido no texto negociador em Cancun (COP16), e que é de interesse dos trabalhadores, não consta mais no documento da pauta negociadora.

Gustavo Garcia, assessor de Políticas Públicas da UGT, explica que as razões são variadas, mas basicamente houve mudança de negociadores nestes países que abraçavam a causa e os que entraram não levantaram esse interesse ainda.

Embora o texto tenha sido retirado, ainda está dentro da discussão de medidas, que eles chamam de medidas de impacto, que são as que os países têm que tomar para mitigarem impactos grandes relacionados principalmente ao setor petrolífero, às grandes emissões causadas pelo setor da indústria, de petróleo, de energia etc.

A rodada de negociações está no começo, nesta quinta-feira, 02/12, os representantes da UGT ainda terão reunião com a CSI (Confederação Sindical Internacional), quando ainda estará em pauta a temática de interesse do trabalhador.

Mariana Veltri - imprensa da UGT, com informações da Secretaria de Políticas Públicas da UGT