01/12/2014
Os trabalhadores ambulantes de Praia Grande, litoral de São Paulo, representados pelo Sindicato dos Ambulantes Autônomos e Micro Empreendedores Individuais do Estado de São Paulo realizaram um movimento de mobilização que pediam, entre outras coisas, a legalização dos ambulantes.
O ato foi realizado em parceria com a União Geral dos Trabalhadores, por meio de sua secretaria nacional para o trabalho informal. Janete Pereira as Silva, presidente do SINDIMEI, e a diretoria de base da Praia Grande foram atendidos pelo secretário de governo da cidade, Leonardo, que recebeu a pauta de reivindicações para a demanda dos trabalhadores.
O Secretário pediu 15 dias para que as demandas sejam analisadas e garantiu que nesses dias os trabalhadores não serão interpelados pelos agentes da Prefeitura
Abaixo a pauta de reivindicações entregue pelos ambulantes de Praia Grande:
- Apresentação do Sindimei e UGT;
- Projeto Shopping Popular de Compras;
- Organização dos Trabalhadores informais e microempreendedores;
- CPA: Comissão Permanentes de Ambulantes;
- Regularização dos Trabalhadores da orla marítima;
- Liberação de novas licenças para moradores e eleitores da cidade;
- Que sejam todos os ambulantes sindicalizados em parceria com a prefeitura de Praia Grande, para que possam, como micro empreendedor, recolher INSS e que também sejam recolhidas as taxas de tributos para a liberação das licenças;
- Liberação de 40 cadeiras, 40 Guarda–Sol e 40 Banquetinhas para dar mais estabilidade para os turistas que vêm para cidade. A lei municipal já está defasada em virtude do aumento de habitantes e também do alto índice de turistas.
- Criação do Conselho Municipal do Comércio de Ambulantes e Micro empreendedores da Cidade de Praia grande.
UGT - União Geral dos Trabalhadores