27/11/2014
Um levantamento feito neste mês indica que 71% dos inadimplentes pretendem utilizar o 13º salário para pagar dívidas neste ano. A primeira parcela do salário “extra” tem de ser paga pelo empregador na próxima sexta-feira (28) e isso significa uma injeção de R$ 158 bilhões na economia brasileira, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A pesquisa, realizada de 3 a 15 de novembro pela empresa de recuperação de crédito Intervalor, teve como objetivo identificar, entre uma amostra de seus 6 milhões de consumidores inadimplentes, qual seria a destinação do 13º salário e gratificações extras. Dados do Banco Central mostram que 55 milhões de brasileiros estão inadimplentes hoje no País.
Dos 63% dos entrevistados que receberão 13º salário ou gratificação extra, 71% disseram que pretendem direcionar esse valor para pagar dívidas e apenas 13% pretendem economizar a quantia para projetos futuros.
Phelipe Alvarez, Diretor Comercial e de Marketing da Intervalor, ressalta que os jovens representam a maior parcela dos inadimplentes, sendo que a faixa entre 18 e 34 anos representa mais de 40% dos endividados.
“Percebemos com essa pesquisa que as pessoas querem sim pagar suas dívidas, mas também querem vantagens e condições para que o 13º salário não seja todo aplicado na quitação de pendências, além da tranquilidade de se livrar da dívida, os consumidores desejam também comprar alguns presentes e fazer uma boa ceia de Natal”, destaca Alvarez.
O grupos de inadimplentes, por idade, teve a seguinte distribuição:
18 até 24 anos – 12,55%
25 até 34 anos – 27,49%
35 a 44 anos – 24,89%
45 a 54 anos – 21,86%
55 a 64 anos – 9,87%
65 a 75 anos – 3,46%
Acima de 75 anos – 0,87%
Quando questionados sobre a destinação do ganho extra, os consumidores responderam que economizariam (13%), fariam compras (8,7%), viajariam (6,8%) e outra finalidade (0,5%).
Segundo os entrevistados, o que mais incentiva na quitação da dívida são os grandes descontos (70%), enquanto o prazo maior para primeira parcela é importante para 17% e 10% creditam a maior vantagem ao parcelamento estendido.
Intervalor e SPC realizam eventos para quitação de dívidas
A Intervalor aproveita o fato de a primeira parcela do 13º salário ser paga na sexta-feira (28), para promover a Virada do Crédito, evento online para quitação de dívidas que fará parte das ações de Black Friday no Brasil.
Serão 72 horas a partir das 0h de sexta-feira de negociação de dívidas com as empresas que compõe o banco de dados da Intervalor. "Além disso, se algum devedor nos buscar para fazer a negociação para pagamento de dívida de alguma empresa que não esteja na nossa lista, vamos atrás para fazer a intermediação", informa a Intervalor.
Já o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC) realiza de 2 a 6 de dezembro a Campanha “Acertando suas Contas”, no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo. No local, o consumidor poderá limpar o nome e ter noções de educação financeira.
As empresas participantes, dos segmentos de varejo, telefonia, bancos e financeiras, são Bradesco Cartões; BradesCard; Banco Santander; Santander Financiamentos; Casas Bahia; Via Varejo; NET; Claro; Carrefour Soluções Financeiras e PAN.
Nos cinco dias de mutirão, os consumidores terão oportunidade de fazer acordos com as empresas credoras e, assim, poderão limpar o nome.
A campanha migra para o ambiente online de 19 de novembro a 15 de dezembro, com funcionamento 24 horas, todos os dias. O serviço gratuito e pode ser acessado pelo portal da iniciativa, a partir do preenchimento de um cadastro de identificação.
Participam do mutirão online empresas dos setores bancário, financeiro e varejista, entre elas Ativos S/A, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Santander, Casas Bahia, CREDZ, Omni, PAN, Recovery, Riachuelo e Via Varejo.
Outras empresas poderão aderir à campanha durante sua realização. O consumidor pode acessar periodicamente o site para verificar a atualização das empresas participantes.
Fonte: Ig
UGT - União Geral dos Trabalhadores