18/11/2014
O auditório da União Geral dos Trabalhadores (UGT) sediou o encontro que proporcionou a formação de dirigentes da Central sobre os assuntos relacionados à Previdência Social. O seminário, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, aconteceu nesta terça-feira (18/11) em parceria com a Diretoria de Assistência Social e Previdenciária/Coordenadoria Previdenciária, com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e com a Gerência Executiva São Paulo Centro / Programa Educação Previdenciária.
Este “I SEMINÁRIO BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Conhecendo os Direitos e Deveres” teve como objetivo a disseminação dos benefícios e dos serviços oferecidos pelo INSS aos seus assegurados. Assim, os dirigentes sindicais se tornarão multiplicadores de conhecimentos como, aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença.
Representando o presidente nacional, o secretário-geral da UGT, Canindé Pegado, disse que este é um dos seminários mais importantes da Central porque os trabalhadores não tem informações adequadas e que isto, muitas vezes, impede que suas solicitações sejam encaminhadas adequadamente no INSS.
Para reforçar a importância deste evento, Pegado disse ainda que a UGT, que representa mais de 8 milhões de trabalhadores em todo o país, atua e defende o trabalhador urbano e rural, sobretudo na luta pelos que tem mais necessidades.
A anfitriã do seminário, Cleonice Caetano Souza, secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT e diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos Comerciários, contou que a realização deste evento se deu graças às boas parcerias que o Sindicato tem mantido ao longo dos anos e que ao invés de restringir apenas a categoria comerciária, a UGT convidou seus filiados para se tornarem agentes multiplicadores.
“Com a credibilidade e a visibilidade que o sindicato conquistou com suas atividades, o INSS passou a enxergar no nosso trabalho uma forma de ajudar a população e a sociedade, porque hoje as pessoas sequer tem conhecimento sobre documentação, local ou como devem proceder para buscar seus benefícios”, disse Cleonice.
Natal Léo, presidente do Sindiapi – Sindicato dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da UGT, contou sua própria experiência para se aposentar. Disse que só foi saber de previdência aos 60 anos e que, portanto, que ficou muito feliz em ver o auditório cheio de pessoas interessadas no assunto já que muitos trabalhadores tem dificuldade na busca de informações sobre seus direitos e deveres.
Jaudenir da Silva Costa, coordenador da Comissão de Igualdades de Oportunidades de Gênero, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), contou que a falta de conhecimento sobre a previdência pode causar o adoecimento ou até mesmo a morte, mas que ações sindicais como esta pode ser transformadora, formando novos sujeitos de direito.
Rosana Aparecida Valle, superintende do INSS da região central de São Paulo, agradeceu a oportunidade de poder socializar as informações da previdência e disse que espera que este seja o primeiro de muitos eventos que o INSS pode realizar em parceria com o Sindicato dos Comerciários e a UGT.
Por Giselle Corrêa, da redação da UGT / Fotos FH Mendes
UGT - União Geral dos Trabalhadores