18/11/2014
Infelizmente eu só soube depois de doente. Atividades como esta devem ser mais exploradas. Ainda existe muito tabu. Os meios de comunicação pouco falam sobre o assunto. Na Itália, o programa de prevenção envolve exames gratuitos e uma mobilização maior.
Estes foram alguns dos comentários colhidos no corpo-a-corpo realizado durante a Caminhada pela Saúde do Homem, promovida pela União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (IGT-RJ) no último sábado, 15, na Orla de Copacabana, Zona Sul.
“Fizemos uma boa divulgação e as pessoas foram muito receptivas, demonstrando grande interesse no material divulgado”, destacou o secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT-RJ, Olímpio Barroso.
Presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte Costa acompanhou a caminhada que, em sua opinião, não apenas marcou a posição da central sindical no tocante à importância da prevenção do câncer de próstata, mas também em relação a outras doenças que afetam tanto os homens quanto as mulheres.
“O Outubro Rosa, movimento mundial para a prevenção do câncer de mama, assim como o Novembro Azul, são campanhas que dizem respeito a todos, trabalhadores e trabalhadoras. Afinal, saúde é um direito de todos”, salientou o presidente.
Para o Dr. Nilton Rocha da Silva, diretor do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Rio (Sinfito), entidade filiada à UGT-RJ, a primeira ação da central sindical voltada especificamente para a saúde do homem foi positiva.
“Esbarrei com um senhor que lamentou somente ter tido conhecimento do câncer de próstata depois de doente”, testemunhou ele, reafirmando a receptividade do movimento, bem como dos esclarecimentos prestados através da cartilha distribuída.
“No próximo ano, quem sabe, possamos fazer um movimento maior, envolvendo mais pessoas e entidades sindicais em outras regiões do estado”, concluiu o fisioterapeuta.
Por Luiza Felix / Imagens: Aredes Fotos
UGT - União Geral dos Trabalhadores