18/11/2014
O Brasil ganhou, em média, cerca de 4.000 micro e pequenas empresas por dia neste ano.
A estatística é do Empresômetro MPE, que será lançado nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional do Comércio e pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
São Paulo é o responsável por mais de um quarto dessas novas empresas, de acordo com dados do sistema desenvolvido pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).
No Estado, a média diária é de 1.108 inaugurações. Na sequência, aparecem os Estados de Minas Gerais (411), Rio de Janeiro (348), Rio Grande do Sul (305) e Paraná (274).
O segmento de vestuários e acessórios lidera o ranking de áreas com mais micro e pequenas empresas em atividade, seguido pelo varejo de alimentos (minimercados, mercearias e armazéns) e por lanchonetes e similares.
"São áreas em que, tradicionalmente, há uma grande presença de empresas de pequeno porte", diz Roberto Nogueira Ferreira, da CNC.
Cabeleireiros, restaurantes e lojas de peças para veículos também estão na lista.
De início, o sistema não trará dados sobre o tempo necessário para a abertura de empresas. A expansão das micro e pequenas, no entanto, será computada com informações por cidade.
"A ferramenta servirá para a definição de estratégias para governos e entidades, que poderão, por exemplo, oferecer cursos de capacitação de acordo com os tipos de empresas existentes em cada município", afirma Ferreira.
Fonte: UOL
UGT - União Geral dos Trabalhadores