UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT/SC sediou 2º Encontro Regional Sul sobre Trabalho Decente


12/11/2014

Dirigentes sindicais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo compareceram ao Segundo Encontro Regional Sobre Trabalho Decente que aconteceu em Florianópolis/SC, no dia 04 de novembro de 2014. 

 

Os trabalhos foram coordenados pelo Secretário Geral, Professor Carlos Magno e pelo companheiro Nicolazzi que receberam na mesa de abertura a companheira Orildes Lottici, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves/RS e Secretária Nacional de Políticas Sociais da UGT Nacional, a Sra. Angélica, representante da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina e o companheiro Alex Bonfim do Sindicato dos Motoristas, Manobristas e Lavadores em Estacionamento do Estado do Paraná – SINTRAMOC.

 

Gustavo Garcia, da Secretaria de Relações Internacionais da UGT Nacional palestrou sobre Trabalho Decente Vida Decente. Abordou o tema a partir da situação dos trabalhadores na construção civil durante a preparação para a Copa do Mundo da FIFA, no Brasil e no Catar.

 

Sônia e Cremilda, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, falaram da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Expuseram as experiências e avanços com relação à Lei de cotas e os enormes desafios ainda existentes.

 

José Álvaro, Coordenador do DIEESE de Santa Catarina fez uma radiografia sobre o Trabalho Decente no Brasil, embasado nas Convenções Internacionais da OIT.

 

O 2º Encontro foi marcado pelo elevado nível das exposições, intervenções e debates sobre trabalho e vida decente.

 

A UGT está investindo na formação de quadros capazes de contribuir de forma efetiva na formulação de políticas públicas que garantam avanços necessários ao desenvolvimento integral do trabalhador e do conjunto da sociedade.

 

“Entendemos que é necessário continuar discutindo e aprofundando o diálogo em virtude de sua abrangência, que vai do mais elementar dos direitos como: a erradicação da fome, do trabalho escravo ou análogo, do trabalho infantil, até as questões mais complexas como: tirar da invisibilidade milhões de Pessoas com Deficiência (PcD), garantir direitos e ambientes apropriados a estes para que possam interagir com os demais, de forma digna. Temos ainda o desafio de ampliar o diálogo social, com o intuito de contemplar a contribuição de todos os segmentos oriundos da sociedade”, argumentou o Professor Carlos Magno.

 

“Nós em Santa Catarina participamos ativamente discutindo a Agenda do Trabalho Decente ao longo de todo o ano e contribuímos efetivamente na construção de propostas visando avançar na garantia de direitos a todos os trabalhadores”, enfatizou o Professor Moacir Rubini.

 

 

 


Categorizado em: UGT - Santa Catarina,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.