UGT participa de Congresso em Lisboa

05/11/2014

O VII Congresso da CSPLP, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em Lisbioa, Portugal, contou com a participação da União Geral dos Trabalhadores, representada pelo secretario adjunto de Relações INternacionals da UGT, Wagne Souza. A  UGT/ BRASIL é uma das entidades fundadoras da CSPLP. O congresso contou co a presença de todas as entidades que compõe a Confederação, Países e Centrais Sindicais entre eles: Angola: CGSILA/UNTA/ Brasil: UGT/CUT/FORÇA Cabo Verde: CCSL/UNTC Guiné Bissau: UNTG Moçambique: CONSILMO/OTM Portugal: UGT/CGTP São Tomé e Príncipe: ONTSTP/UGT-STP Timor Leste: KSTL Galiza: CIG/CCOO Macau: ATFPM Setoriais: CPLP-SE.

A proposta da Confederação nos debates foi assegurar o trabalho digno, a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a promoção das oportunidades para que as mulheres e homens tenham acesso ao emprego estável, seguro e devidamente remunerado, em condições de liberdade equidade e segurança. Além de temas corretes em todos os Continentes foi tratada medidas especificas e urgentes de combate a epidemias como o ebola e o HIV/SIDA.

Ficou defdinido, também, que se priorize e instale o Conselho Economico e Social da CPLP, para que possa iniciar o seu funcionamento, regule o estatuto do trabalhador da CPLP, garanta o Estatuto do Cidadão Lusófono, afirme a lígua portuguesa na comunidade internacional, tendo presente que ela constitui um vinculo fundamental para coesão social no nível do espaço lusófono.

Além de representantes do Governo Português, destacamos a fala da Diretora Geral da CPLP, Georgina Benrós que destacou o número de pessoas subnutridas ronda os 28 milhões, distribuídas da seguinte forma: Angola – 5,4 milhões; Brasil – 13 milhões; Cabo Verde – 44,5 mil; Guiné-Bissau – 13 mil; Moçambique – 9,4 milhões; São Tomé e Príncipe – 12,3 mil; Timor-Leste – 460 mil, Informou também que a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em 2016 será no Brasil.

Houve eleições na CSPLP, para o biênio 2014/2016, ficando reeleito a Vice Presidente o Companheiro Lourenço Prado e como Vice Presidente Adjunto Wagner Souza, todos Secretários da Executiva Nacional UGT.