03/11/2014
Ao declarar a alegria por comemorar a passagem do Dia do Comerciário com representantes da classe de todo o Brasil, o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, destacou o êxito da ideia de reunir os comerciários de entidades filiadas à UGT defendida por Marcio Fatel, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia e secretário nacional da Central para a categoria e pelo anfitrião, José Cloves Rodrigues, que preside o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região (SECBHRM), cujo maior objetivo foi afirmar o respeito à categoria comerciária.
Ao término da Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT, realizada dias 30 e 31, no centro de convenções do Dayrell Hotel, Centro da Capital mineira, Patah disse que o primeiro ano de vigência da Lei 12.790, que regulamentou a profissão de Comerciário, reforçou a reivindicação pela negociação única no Brasil par definir um piso unificado e ativar um processo em direção ao fim da informalidade, da precariedade e da rotatividade.
Ricardo Patah declarou que, José Cloves Rodrigues “acertou em cheio”, ao perceber a oportunidade do momento e recepcionar lideranças da classe em nível nacional e possibilitar a definição de ações conjuntas daquela que é a maior categoria profissional do país. O presidente da UGT agradeceu a recepção “com pão de queixo e coração” que os congressistas receberam de José Cloves e da diretoria do SECBHRM, destacando a “forma gentil”, que calou os participantes.
Homenageado pelo presidente do SECBHRM, com uma placa de reconhecimento, o sindicalista lamentou que, mesmo com a profissão regulamentada, a classe ainda tenha de conviver com salários baixos, carga horária excessiva e desrespeito ao ser humano.
José Cloves relevou o fortalecimento da classe após a Plenária, pela representatividade nacional e a qualidade dos debates. Ele ressaltou a presença numerosa de sindicalistas mineiros, que sediam o encontro, e o compromisso diário com a categoria comerciária.
Entidade sindical atuante, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana desenvolve ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) - Projeto Comércio (“Ambiente de Trabalho nos shoppings e no Hipercentro”) – voltado para a readequação do ambiente de trabalho nos shopping centers e lojas do Hiper Centro da Capital, locais em que se concentra grande número de estabelecimentos comerciais e trabalhadores do setor.
UGT - União Geral dos Trabalhadores