28/10/2014
Um estudo da empresa de pesquisa e consultoria CVA Solutions indicou que as marcas que têm maior força de mercado – as mais citadas pelos entrevistados – não são as que apresentam melhor custo-benefício na opinião dos consumidores.
Atacadão, Extra e Carrefour foram as marcas consideradas mais fortes por eles. No entanto, foram os supermercados regionais que se destacaram no valor percebido (relação custo-benefício): Giassi e Cia (SC), Guanabara (RJ) e Angeloni (SC e PR).
Segundo Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA, isso acontece porque, enquanto a força da marca é medida pelo marketing das empresas, o valor percebido leva em conta a experiência do consumidor e a relação custo-benefício.
“Eu posso nunca ter comprado nada naquele supermercado, mas lembro dele facilmente porque ele é grande, é famoso. Mas, essas marcas que investem em marketing têm preços mais altos”, explica.
O executivo afirma ainda que os grandes grupos do varejo alimentar acabam segmentando suas lojas. “Eles têm uma marca que é conhecida pelo menor preço e outras que têm preços mais altos, mas melhor qualidade. O varejo regional precisa ser bom em tudo. Ele só tem uma marca.”
A pesquisa também mostrou que os consumidores brasileiros costumam ir ao supermercado uma vez por semana e evitam comprar carnes e aves, roupas e calçados nesses estabelecimentos.
Filas no caixa, falta de sinalização dos preços, falta de produtos e dificuldades para estacionar o carro foram os principais problemas enfrentados nos supermercados pelos clientes nos últimos 12 meses.
O estudo ouviu 7.739 pessoas por todo o Brasil em agosto deste ano.
Fonte: Ig
UGT - União Geral dos Trabalhadores