08/10/2014
O especialista da Organização Internacional do Trabalho, OIT, Jon Messenger, citou cinco boas razões para se trabalhar quatro dias por semana. O chefe do Grupo de Condições de Trabalho da OIT afirmou que tem estudado o assunto desde que foi contratado pela agência há 14 anos.
Ele cita vários artigos que mostram os benefícios de uma semana de trabalho reduzida, com depoimentos de empresários como o co-fundador do Google, Larry Page, e o bilionário mexicano, Carlos Slim.
A primeira razão mencionada por Jon Messenger é a de que trabalhar muito é ruim para a saúde. Ele explica que os custos de longas horas de trabalho são enormes. O resultado pode ser visto em doenças cardiovasculares, problemas nos sistemas digestivo e reprodutivo, além de problemas de saúde mental. Um semana de trabalho menor ajudaria a criar mais empregos e com bons salários.
Ele cita que durante a última crise econômica na Alemanha, em vez de demitirem 20% dos funcionários, muitas empresas reduziram o horário de trabalho de todos os trabalhadores e assim evitaram o problema.
Jon Messenger afirmou que as pessoas são mais produtivas com uma semana menor apesar da percepção de que com mais horas de trabalho os funcionários produzem mais mercadorias ou serviços.
O especialista da OIT afirmou que trabalhar menos será bom para o meio ambiente, com menos emissão de carbono.
E por fim, Jon Messenger afirma que ao trabalharem apenas quatro dias por semana as pessoas ficarão mais felizes. Estudos mostraram índices mais baixos de stress e de ansiedade nesses grupos com carga horária reduzida.
Para o especialista, o avanço na direção de uma semana de trabalho menor significa um passo na longa estrada para uma sociedade feliz, saudável e mais sustentável.
Fonte: www.portugaldigital.com.br/
UGT - União Geral dos Trabalhadores