Delegação peruana de limpeza urbana na UGT

23/09/2014

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Innova Ambiental Solvi (Sitobur) foram recebidos, na manhã desta terça-feira (23), pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, na sede da Central, em São Paulo/SP.

O grupo, composto pelo secretário-geral, Raul Oviedo, e pelas diretoras de defesa e social, Norma Mestanza e Isabel Cortez, respectivamente, foram convidados pelo secretário de finanças da UGT, Moacyr Pereira.

De acordo com Moacyr, que preside a Fenascon* e o Siemaco**, disse que a visita dos companheiros peruanos que trabalham na limpeza urbana de Lima ao Brasil se deu porque a empresa Innova, que é brasileira, têm demitido muitos trabalhadores, especialmente, os que são sindicalizados.

Com o apoio d​as entidades filiadas à UGT​, a delegação peruana se reuniu com a empresa e a Innova prometeu que estas demissões devem parar. Além disto, os trabalhadores de Lima vieram conhecer a estrutura de limpeza urbana do Brasil. Entre outras atividades, o grupo teve a oportunidade de conhecer o sistema de tratamento de resíduos sólidos da saúde.

Além de Ricardo Patah e Moacyr​, Roberto de Lucena (vice-presidente licenciado), Lourenço Ferreira do Prado (vice presidente), Canindé Pegado (secretário-geral) e Valdir Vicente (secretário de políticas públicas) também ​estiveram presentes na recepção aos sindicalistas do Peru.

*Fenascon: Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviço, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes.

** Siemaco: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo.

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT​