05/09/2014
UGT-ES através da sua Secretaria do Movimento Negro e Diversidade, representada pelo seu secretario Marcos Roberto, tomou posse no Conselho do Movimento Negro- CONEGRO, na cidade de Vitória/ES, no último dia 2 de setembro, junto a demais representantes da sociedade civil capixaba. Participaram ainda representantes da Secretaria de Segurança Municipal, representante das Comunidades, Conselho Estadual da Juventude, gestão do Museu do Negro, o Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco de Abreu, e da Subsecretária de Movimentos Sociais do Estado, Leonor Araújo, que propôs, como primeira atividade para os novos conselheiros, uma “roda de conversa”, na qual, além de orientar quanto a responsabilidade de um conselheiro na temática negritude, Leonor Araújo, afirmou que “faz parte do pensamento coletivo da maioria da sociedade brasileira, escamotear o racismo, não se considerando, ou não considerando o outro como negro. Isso tem nos dividido, fazendo com que muitos negros não tenham a consciência de sua condição, o resultado é a falta de militância para conquistar os espaços que são nossos por direito na sociedade”.
Para finalizar, o CONEGRO VITÓRIA homenageou a saudosa professora MARIA APARECIDA SANTOS CORRÊA BARRETO que faleceu há um ano. Homenagem que a UGT/ES também faz.
A história da saudosa professora CIDA, ficou marcada, por sua luta incessante, pelo acesso e permanência de estudantes negros e negras, assim como de baixa renda, na Universidade Federal do Espírito Santo. Isso ainda quando nem se falava abertamente em cotas. Por sua determinação, para a UGT-ES a professora Cida será sempre a nossa NEGRA GUERREIRA CAPIXABA.
CIDA foi mulher, mãe, amiga, grande profissional, defensora da religião de matriz africana, da igualdade racial, lutou por direitos e igualdade com respeito às diferenças.
Algumas qualidades dessa guerreira: sorriso aberto, diálogo franco, ouvinte atenta e conciliadora.
Fica aqui a nossa homenagem ao primeiro ano de saudades da nossa amada negra, professora CIDA vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.Como foi dito por Leonor Araujo, no final de sua palestra, e repetido agora pela UGT/ES: CIDA PRESENTE.
Marcão (UGT-ES)
UGT - União Geral dos Trabalhadores